Idosos acima de 88 anos serão vacinados na segunda-feira, dia 8

Secretário de Saúde Rodrigo Oliveira admitiu dificuldade de ampliar cronograma diante da escassez de vacinas em Niterói

Idoso recebe vacina em Niterói. Divulgação/Prefeitura de Niterói


Com pouquíssimas doses restantes de vacinas na cidade — mais de 90% das que chegaram já foram aplicadas —, a Prefeitura de Niterói ainda tenta ampliar o público-alvo prioritário. Na segunda-feira, os quatro postos que concentram a vacinação abrem as portas para idosos acima de 88 anos. A informação foi passada pelo Secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, durante transmissão em rede social.


Leia mais: Brasil pode comprar vacina russa, a Spunitik V


— Hoje, o principal limitador da velocidade da nossa vacinação é a garantia da chegada das doses nos municípios no Brasil — admitiu Oliveira. —Efetivamente, não nos é apresentado pelo Ministério da Saúde uma calendário de distribuição de vacinas.


O Secretário aproveitou para esclarecer que cada um dos três níveis de governo tem responsabilidade e atribuições divididas na vacinação. Equanto ao Ministério da Saúde cabe comprar os imunizantes, o Estado deve garantir a compra de seringas e agulhas, além de distribuir as vacinas aos municípios. Já às Prefeituras cabe organizar os trabalhadores e distribuir as vacinas, além de garantir que não faltem outros insumos, como algodão.


Ainda segundo a Prefeitura, no começo da semana que vem a Secretaria de Saúde vai organizar a distribuição das doses de Coronavac que serão aplicadas como reforço. O público alvo, nessa fase, será o primeiro grupo imunizado, formado por profissionais de linha de frente e idosos institucionalizados.


© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.