Já pode ir à praia? Saiba o que pode e o que está proibido nas areias de Niterói

Acesso às praias da Região Oceânica fica mais difícil com estacionamento proibido

por Suzana Moura


Piratininga no final da tarde, por do sol e bastante movimento. Foto: Marco Latgé


O inverno está nos pregando uma peça e, neste fim de semana, o sol e calor não vão dar trégua em Niterói. No último fim de semana as praias da Região Oceânica ficaram lotadas, o que é um risco para o aumento da contaminação por Covid-19, e vai contra as regras da Prefeitura, que é de praias liberadas somente para atividades físicas de 6h às 12h30m e 16h às 20h. Neste fim de semana, o acesso vai ficar ainda mais difícil.


A situação da pandemia ainda preocupa, especialmente desde que voltaram a crescer os números de pessoas internadas em hospitais e também de infectadas pela doença e que estão em isolamento domiciliar na cidade. Mesmo com as barreiras nos acessos às praias da Região Oceânica para evitar aglomerações e agentes da Guarda Municipal em ronda nas praias de Jurujuba, Icaraí e Boa Viagem, as praias têm ficado cheias, como foi visto no último fim de semana.


Cansada de caminhar pela orla da Praia de Icaraí, a enfermeira Vanessa Santarém, foi até a de Itaipu no último fim de semana para dar um mergulho rápido e se assustou com a quantidade de gente.


- Fiquei horrorizada! Pessoas com crianças de colo, idosos, mulheres grávidas e todos muito juntos, com cadeiras e cangas na areia, crianças brincando e a água lotada. Na mesma hora, voltei pra casa frustrada por não conseguir dar meu saudoso mergulho - disse.


Morador de Itacoatiara, o estudante Pedro Santoro relata que foi até a praia cedo para correr, no horário permitido, e imaginou que estivesse vazia e levou um susto.


- A subida para o Costão estava movimentada, mas ok, está liberado! Mas a areia estava lotada, muita gente na água também, e as pessoas agindo como se nada estivesse acontecendo e acompanhadas de grupos grandes. Eu me senti um alienado de estar ali de máscara, parecia que eu era o errado - conta Pedro.


A Guarda Municipal recebeu orientação para controlar os acessos às praias. Mas a tarefa não tem sido fácil de cumprir. Em Piratininga, a nossa maior praia em extensão, curiosamente, o controle tem sido maior, porque são poucos os acessos pelas escadas. Mas na Prainha, a fiscalização já não é tão fácil A fiscalização bloqueia a passagem de grupos com isopor e disposição para passar o dia na praia. Mas os frequentadores encontram seus refúgios, na Prainha de Itacoatiara e na Praia do Sossego, acesso por Camboinhas, antes pouco frequentada. Mas os fiscais relatam que a situação mais difícil tem sido Itaipu.


Além da questão da aglomeração, os frequentadores devem atentar também que o índice de casos de Covid confirmados na Região Oceânica, tem crescido, fortemente e já passam de 1.000, considerando apenas Piratininga e Itaipu. Somando os bairros da Região é a terceira maior incidência da doença, atrás apenas de Icaraí e do Fonseca, os bairros mais populosos da cidade.


Saiba o que pode e o que não pode nas praias de Niterói:


Pode: Prática de atividades físicas individuais na areia e nos calçadões das praias da Região Oceânica e da Baía de Guanabara, das 6h às 12h30m e de 16h às 22h, seguindo as normas de distanciamento social.


Não pode: Ficar na areia tomando banho de sol e mergulhando perto de outras pessoas.


Atenção: O horário de 10h30m às 12h30 é de utilização exclusiva por pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, observadas as normas de distanciamento social.


Não pode: Usar os aparelhos de ginástica instalados nos calçadões. Continua proibida a utilização desses equipamentos.


Pode: São permitidas as atividades físicas orientadas por professores de educação física, como circuitos de praia, nos horários previstos, desde que haja utilização de máscara de proteção e distanciamento mínimo de 1,5 metro.


Estacionamento: Para evitar que as praias lotem neste fim de semana, a Prefeitura proibiu o estacionamento na orla da Região Oceânica e em ruas internas dos bairros de Itaipu, Itacoatiara, Camboinhas e Piratininga. As barreiras policiais estão reforçadas e apenas moradores, com comprovante de residência, terão autorização para entrar e estacionar.


Leia mais sobre onde está proibido estacionar e a lista das ruas.


De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia - INMET, a manhã e a tarde deste sábado (12) terão céu claro e poucas nuvens. A máxima no sábado será de 36 graus Celsius e a mínima, de 22 graus. No domingo (13), a situação se repete com sol o dia inteiro e o calor não vai dar descanso, com máxima de 35 graus e mínima de 21.



© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.