Guarda ambiental resgata jacaré de papo amarelo no Jardim Imbuí

Animal foi devolvido ao rio João Mendes, na área de preservação ambiental da Serra da Tiririca


O Jacaré foi capturado e devolvido à reserva da Serra da Tiririca. Foto: Prefeitura


Numa temporada em que os animais parecem avançar nas áreas urbanas, agora foi a vez de aparecer um jacaré do papo amarelo no Jardim Imbuí, Região Oceânica. O animal foi parar no jardim de uma casa na rua dos Corais e foi resgatado pela Guarda MUnicipal. O jacaré não estava tão longe do seu habitat e foi devolvido ao rio João Mendes, na área de preservação ambiental da Serra da Tiririca, com a ajuda de um biólogo do setor de fiscalização do Instituto Estadual do Ambiente, Inea. Apenas neste ano, a Guarda ambiental de Niterói já foi responsável pelo resgate de 1.975 animais silvestres.


Segundo as equipes que participaram do resgate, essa espécie é parte da fauna existente na região, que engloba os manguezais e lagoas de Itaipu e Piratininga. O jacaré pode ter saído do local em busca de comida após o período de chuva. Os animais são monitorados pela Guarda e pelo Inea. Nunca houve registro de ataques a animais domésticos ou a populares. O local da soltura é uma área de proteção onde várias espécies são reintegradas para promover o repovoamento da fauna.


A Guarda orienta que os moradores que avistarem animais silvestres nas áreas urbanas devem avisar de imediato a Guarda Municipal através do número 153, do Centro Integrado de Segurança Pública.


Este ano, tem sido frequentes as aparições de animais silvestres, como gambás, capivaras, bicho-preguiça e cobras. Uma especulação é que a redução do movimento nas ruas durante a pandemia pode ter atraído os animais, na busca de comida.


© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.