Jovens recolhem lixo acumulado em Camboinhas no fim de semana

Por conta própria, dupla coletou 200 litros de resíduos deixados na areia da praia em poucos minutos

Por Amanda Ares

Estudante compartilhou o resultado da coleta na sua rede social


Dois amigos chocados com a quantidade de lixo na praia de Camboinhas, no último sábado (03), resolveram tomar uma atitude: por conta própria, recolheram todo o tipo de material descartado na areia, e em poucos minutos encheram dois sacos de 100 litros. Mas muito lixo ainda ficou para trás. Moradores reclamam que a limpeza e manutenção no bairro tem acontecido de forma irregular.


O A Seguir: Niterói conversou com a estudante de pedagogia Maria Júlia Lima sobre a iniciativa:


Por que vocês decidiram passar o sábado catando lixo na praia, e por que Camboinhas?


Esse meu amigo, o Henrique, foi a praia e viu que estava muito suja. Eu moro perto, então ele mandou uma mensagem dizendo "Cara, vamo catar o lixo na praia?", e eu disse "Vamos". A gente já tinha ido uma semana antes, e estava também muito suja, só que piorou horrores, acho que por causa da chuva, da lua que virou, e teve ressaca... Então, tinha uma quantidade absurda.


Que tipo de lixo vocês encontraram?


Era muita garrafa, muito pote de margarina, muita embalagem de guaravita, embalagem de óleo [de cozinha], canudos, potinhos de tudo que é tipo. Muitos pinos de droga, muitos mesmo. E muita pet. Não deu pra recolher tudo.


Em quanto tempo vocês encheram os sacos de lixo?


Nós fomos, ingênuos, levando dois sacos de lixo de cem litros, e pensando que fosse ser muito. Pensamos se não era melhor levar só um... Mas em minutos, a gente encheu os dois sacos.



Na foto publicada no perfil da estudante numa rede social, é possível ver a quantidade de plástico dentro dos sacos. A imagem chocou os seguidores, que também ficaram espantados com o lixo que não deveria estar ali.


Maria Júlia disse que a intenção ao compartilhar a foto foi sensibilizar outros moradores da cidade a se envolverem mais com o cuidado dos lugares que frequentam, além de chamar a atenção para o hábito de deixar lixo na praia. Os dois amigos pretendem voltar e recolher mais lixo nos próximos dias.


Eles disseram que o caminhão de limpeza da Prefeitura, o Tatuí, não passou na praia do bairro neste fim de semana.


A Prefeitura de Niterói foi contatada, e informou que a Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) limpa na praia de Camboinhas diariamente, de forma manual e com o uso de maquinário específico. A empresa disse que não registrou aumento na quantidade de lixo na praia de Camboinhas, apenas uma quantidade um pouco maior de resíduos trazidos pela maré na Praia do Sossego, na última sexta-feira, dia dois.