Livraria da Travessa abre em Icaraí neste sábado como polo de cultura

Atualizado: 12 de Dez de 2020

Espaço terá área dedicada à UFF e contará com acervo de 50 mil livros, cafeteria e auditório para cursos e palestras

Por Livia Figueiredo

Livraria da Travessa na Rua Tavares de Macedo, em Icaraí, se prepara para abrir as portas ao público neste sábado (12) / Foto: Divulgação


Falta muito pouco. Uma das livrarias mais famosas do país irá abrir as portas neste sábado (12) em Icaraí, depois de ter sua inauguração adiada por conta da pandemia. Fundada em 1986 e com filiais no Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo) e em Portugal, a Travessa ficará localizada na Rua Tavares de Macedo, no imóvel de três andares do antigo Balada Mix. Além de um acervo de 50 mil livros, a loja contará com cds, dvds e e-books, um auditório para cursos e palestras e uma cafeteria, logo na entrada. O empreendimento fará ainda melhorias na calçada em frente ao estabelecimento, entre as ruas Otávio Carneiro e Lopes Trovão, e criará um espaço de convivência no mobiliário urbano.


O sócio da Travessa, Rui Campos, conta que a área infantil da livraria já está toda arrumada e que foi a primeira a ter sua obra finalizada. Ele afirma que as seções de Infantil e de Poesia são as mais importantes de uma livraria. O terceiro andar será aberto apenas em 2021 e funcionará como uma grande sala de visitas para palestras, rodas de leitura, de autógrafos e atividades do amplo meio acadêmico da cidade.


- Com as dificuldades desses tempos impensáveis, achamos que não podemos fazer nenhuma comemoração ainda. É grande a preocupação com os novos recrudescimentos da pandemia. Neste sábado, a livraria já estará recebendo clientes mesmo que ainda precariamente. É importante estarmos abertos para o Natal. As comemorações acontecerão e serão muitas. Mas elas precisam esperar. Por enquanto, estamos trabalhando apenas com número controlado de clientes – destaca o sócio da Travessa.

O interior da Livraria da Travessa, em Icaraí / Foto: Divulgação


Rui conta que a livraria terá uma seção dedicada apenas aos livros de professores da UFF e afirma que, ao que tudo indica, o espaço será um misto das unidades de Ipanema e de Botafogo. Segundo o sócio, a Travessa sempre teve a tradição de estar aberta às sugestões dos clientes, afinal, eles são os responsáveis por definir o perfil de cada loja.


- Além do terceiro andar, também estamos planejando para 2021 a inauguração da cafeteria Lilia Café. Eles fazem um sucesso enorme no Centro do Rio. O chefe niteroiense, Lucio Vieira, promete arrasar. Estamos animados porque sempre percebemos a grande demanda que recebíamos constantemente nos questionando: "quando vocês abrem em Niterói?" Temos recebido dezenas de mensagens de clientes ansiosos. Antecipo a todos que nos visitarem nesses próximos dias nossas imensas desculpas por não estarmos 100% prontos, mas são tempos difíceis que precisam ser atravessados – conclui Rui.


A Travessa de Icaraí funcionará de segunda a sábado das 10h às 22h e no domingo das 12h às 20h.

© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.