Memes sobre saudade do carnaval invadem a internet

Ao longo da semana, foliões compartilham imagens e brincadeiras que traduzem um mar de sentimentos pela falta do carnaval de rua


Por Amanda Ares

Reprodução da internet


Os memes são a linguagem oficial da internet, especialmente para expressar sentimentos que não podem só ser descritos em palavras. Foliões passaram a semana inteira repostando em suas redes sociais fotos e memes comparando o carnaval deste ano (ou a falta dele) com o de anos anteriores. Comparações foram inevitáveis e por todo o Tweeter e no Instagram, a melancolia foi sentida e compartilhada por foliões frustrados na expectativa de brincar um carnaval pós-pandemia, como fez a página @cidadepirata:

Fotos de outros carnavais circularam durante toda a semana nas redes sociais


“Sinto falta de me transformar em outros personagens que não a “Luna”, e ser essa outra persona por um dia inteiro. E de encontrar meu amigos, claro!”, diz a cientista ambiental Luna Machado, que curte o carnaval carioca desde que se mudou para fazer faculdade em Niterói, em 2013. Ela compartilhou o meme que mais a representa:

Legenda: “Esperando o Carnaval para me vacinar de vacina”


O cantor Jhonny Hooker postou um vídeo no reels da sua rede social mostrando o contraste entre a empolgação típica com a sexta de carnaval e a triste realidade de 2021:


Imagem: reprodução


A jornalista Thaís Gesteira mora em São Gonçalo e desfila há anos na Porto da Pedra, além de cair nos bloquinhos da região metropolitana, e diz que, num ano normal, tudo estaria pronto para a folia:


“Eu estaria já me arrumando para desfilar na Porto da Pedra, com todas as fantasias já separadas por dia, um monte de glitter separado, já animada, ouvindo samba enredo, fazendo lista de bloquinhos…”, a lista é grande! Ela compartilhou o meme:


Legenda: Vai embora, vírus maldito! Queremos brincar o carnaval 2021!


Algumas páginas, como a @riodejaneirotrip, optaram pelo otimismo, mesmo diante do impedimento da celebração da forma como a data pede:


Mas este ano não tem jeito: o carnaval de rua e os desfiles tradicionais estão cancelados, e a previsão é de que só voltem quando a vacinação tiver alcançado um contingente significativo. Mas há diversas opções para curtir em casa, como lives e uma boa música. O importante é evitar aglomerações e comemorar seu carnaval com segurança, em casa.


Leia mais: Confira a agenda de lives no carnaval


Leia também: a lembrança de carnavais passados

© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.