Moradores de Niterói vão se vacinar contra Covid em São Gonçalo

Atualizado: Fev 4

Cidade vizinha aplica doses da vacina Oxford/AstraZeneca em diversas categorias profissionais



Muitos profissionais que trabalham e moram em Niterói têm ido se vacinar contra a Covid-19 em São Gonçalo, apesar o município vizinho ter recebido, proporcionalmente à sua população, menos doses que Niterói. O A Seguir: Niterói teve informação de quatro profissionais moradores de Niterói que conseguiram se vacinar em São Gonçalo: uma médica, duas fisioterapeutas e um biólogo. Por temerem represálias, não quiseram se identificar publicamente.


Na terça-feira (2), São Gonçalo começou a vacinar outros grupos de trabalhadores da saúde além dos que trabalham na linha de frente contra a Covid. Passou a imunizar também profissionais que atuam em hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e consultórios e funcionários do sistema funerário.


A vacinação com o imunizante Oxford/Astrazeneca está sendo feita, em São Gonçalo, em cinco unidades municipais. Para a vacinação, os trabalhadores devem levar a carteira de registro profissional e identidade.


As vacinas estão sendo aplicadas na Clínica Gonçalense do Mutondo, Clínica da Família Dr. Zerbini, no Arsenal; Polos Sanitários Dr. Augusto Sena, Rio do Ouro; Hélio Cruz, em Alcântara; e Washington Luiz, no Zé Garoto, para atender a esse público, ainda dentro dos trabalhadores da saúde. Nos polos, os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. E nas clínicas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e, aos sábados, das 8h às 13h.


Segundo a Prefeitura de São Gonçalo, podem tomar as vacinas nestes locais: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da Educação Física, médicos veterinários, técnicos e auxiliares de enfermagem, auxiliares e técnicos de saúde bucal e doulas/parteiras. Funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres também poderão se vacinar. Eles precisam ter declaração do empregador.


A vacina é ofertada, ainda, para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. Todos devem apresentar documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou declaração da instituição de ensino.



© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.