Número de casos de Covid dá um salto e aumenta 48% em Niterói em uma semana

Registro da Secretaria Estadual de Saúde aponta novo crescimento da doença, interrompendo a queda verificada desde abril



O Mapa da Covid da Secretaria Estadual de Saúde registra um aumento de 48% no número de novos casos confirmados da Covid na última semana, a Semana Epidemiológica 22. Foram 921 notificações, contra 621 na semana anterior. O número de casos vinha caindo desde abril, na SE 15, quando atingiu o pico de toda a pandemia, com 1.619 registros.


De acordo com os dados da SES, Niterói registra 37.797 casos de Covid desde o início da pandemia e 1.783 mortes. Na última semana epidemiológica, o número de mortes caiu. Foram 36 registros, contra 60 na semana anterior - uma queda expressiva de 66%, a se confirmar que o número não foi distorcido pela subnotificação em função do plantão dos feriados na rede hospitalar e nos cartórios. Nestes casos, os números se acumulam para a semana seguinte.


A Prefeitura não comenta os dados e deixou de divulgar os indicadores diários, que apresentava no formato de cards nas suas redes sociais. Niterói é hoje a única cidade do estado a não divulgar o acompanhamento diário de casos, mortes e internações por Covid. A falta de transparência já motivou ação da Câmara Municipal junto ao Ministério Público cobrando a divulgação dos dados.