Prefeitura de Niterói anuncia a compra de 800 mil doses da vacina Sputnik V

Cronograma de entrega ainda será definido pelos russos; imunizante está em processo de aprovação de uso junto à Anvisa

Niterói vai adquirir 800 mil doses de Sputnik V. Reprodução


A Prefeitura de Niterói anunciou, nesta quarta-feira, a compra de 800 mil doses da vacina Sputnik V, a vacina russa desenvolvida pelo Instituto Gamaleya. O contrato será assinado nas próximas horas e seguirá para Moscou, onde será confirmado pelos russos. Na sequência, o fabricante enviará um cronograma de entrega do imunizante.


Leia mais: 'Niterói vive pior momento da pandemia, com risco de colapso hospitalar', diz Secretário


Ainda segundo a Prefeitura, com a assinatura, o município passa a fazer parte do Consórcio formado por estados do Nordeste e outras duas cidades: Araraquara e Maricá.


"Nós não estamos medindo esforços para vencer essa guerra contra o coronavírus. Temos tomado todas as providências de prevenção e combate à pandemia, mas a nossa maior arma é mesmo a vacina. Por isso, estamos buscando no mundo onde podemos comprar uma vacina que esteja disponível, seja segura e eficaz. Faça a sua parte: respeite as medidas de restrições e usa máscaras", diz o comunicado da Prefeitura de Niterói.


Apesar de municípios brasileiros estarem negociando a compra da Sputnik V, o imunizante ainda não foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas já deu os primeiros passos rumo à autorização para uso em território nacional. Na última terça-feira, a Anvisa concedeu certificação de boas práticas de fabricação à Inovat Indústria Farmacêutica/União Química, responsável pela produção do imunizante no país.