Niterói aplica segunda dose da Coronavac nesta quarta

Atualizado: Fev 10

Doses de reforço dos profissionais de linha de frente e idosos em asilos estavam resevadas

Profissional da saúde sendo imunizada. Divulgação/Prefeitura de Niterói


Enquanto aguarda um novo carregamento de vacinas para dar sequência ao Plano de Imunização contra a Covid-19, a Prefeitura de Niterói anunciou para esta quarta-feira a aplicação da segunda dose no primeiro grupo vacinado na cidade, profissionais de linha de frente e idosos em asilos.


Leia mais: Vacina acaba em Niterói, e idosos voltam para casa sem conseguir imunização


Assim como ocorreu no início da vacinação, tanto os profissionais da saúde, quanto o idosos institucionalizados não precisarão se deslocar a nenhuma sala de vacinação. As pessoas serão imunizadas no local de residência ou de trabalho.


"A medida vai de acordo com a orientação da vacina CoronaVac, em que é necessário um intervalo de 14 a 28 dias entre as duas doses para garantir a eficácia da vacina", diz o comunicado da Prefeitura.


Veja também: Niterói recebe novo lote da Coronavac ainda esta semana


A remessa de imunizante para segunda dose chegou na semana passada, dentro do prazo estipulado pela Sinovac. Niterói recebeu 11.620 doses, a mesma quantidade destinada à cidade em janeiro.


A logística da reaplicação da Coronavac foi organizada pela Secretaria Estadual de Saúde, que fez a entrega aos municípios em duas etapas. Assim, o governo pretendia evitar que todas as doses fossem aplicadas de uma só vez, sem garantias de que o Ministério da Saúde faria uma nova entrega do imunizante a tempo de se respeitar o intervalo preconizado pela fabricante das vacinas, de 14 a 28 dias.


Em nota divulgada na semana passada, a Secretaria Estadual frisou que vacinas enviadas para segunda dose deveriam ser aplicadas nas mesmas pessoas que receberam a primeira.

© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.