Niterói autuou 22 estabelecimentos que violaram restrições na pandemia

Maior parte dos multados fica no Centro e em Icaraí; cresce o número de denúncias da população sobre desrespeito às restrições


Ação de fiscalização no Centro de Niterói. Divulgação/Prefeitura de Niterói


Em meio às restrições sanitárias de combate à pandemia, a Prefeitura de Niterói reforçou as ações de fiscalização para garantir o decreto de isolamento social para conter o avanço da Covid. De acordo com o município, desde a semana passada, 22 estabelecimentos comerciais foram autuados por descumprir as determinações impostas pela Prefeitura com recomendação de autoridades sanitárias.


Leia mais: Veja quais foram os erros e acertos do período emergencial em Niterói


A multa a quem descumpre as regras é de R$ 502 e, em caso de reincidência, o estabelecimento pode ter as atividades suspensas. No entanto, ainda segundo a Prefeitura, o Departamento de Fiscalização de Posturas também tem agido de forma educativa, orientando a população e os comerciantes que estão autorizados a funcionar.


Na tarefa de coibir o descumprimento do decreto de isolamento, a Prefeitura de Niterói tem contado com a ajuda da população. De acordo com o município, só nos primeiros dias de abril, mais de 2.700 denúncias chegaram ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) pelo telefone 153. Desse total, 25% eram relacionadas à ordem pública, incluindo irregularidades no cumprimento das medidas sanitárias.