Niterói deve liberar a volta dos alunos do 2º ano do Ensino Médio no dia 20 de outubro

Mas indicador sobre controle da pandemia no município continua no Alerta Máximo


Aula no pH para alunos do 3º ano: entre os primeiros a voltar


A Prefeitura de Niterói deve liberar a volta dos alunos do 2º ano do Ensino Médio às aulas presenciais na terça-feira, 20 de outubro, apesar da baixa adesão que teve a retomada para alunos do 3º ano do Ensino Médio, há duas semanas. A previsão do Prefeito Rodrigo Neves é autorizar também a volta dos alunos do 1º Ano no dia 5 de novembro. A medida vale para colégios particulares do município.


— Não houve aumento do número de casos de Covid-19 em jovens nesta faixa etária e nenhum caso da doença nas escolas que retomaram as aulas presenciais do 3º ano do Ensino Médio, há cerca de 12 dias — disse o Prefeito, em live na noite de quinta-feira, quando afirmou que “muito provavelmente” vai confirmar a volta dos alunos do 2º ano em pronunciamento na segunda-feira, 19 de outubro.


Leia também: OMS: jovens terão de esperar até 2022 para receber vacina contra Covid-19


As escolas do município estavam fechadas desde meados de março por causa da pandemia. Mesmo com a autorização para a volta do 3º ano do Ensino Médio, porém, poucas voltaram. Até agora, entre elas apenas o GayLussac, em São Francisco, e o curso pH, com três unidades em Icaraí. O La Salle Abel, um dos maiores da cidade, só pretende voltar a partir de 26 de outubro, mesmo assim ainda para alunos do 3º ano, que farão o Enem no começo de 2021.


A previsão de volta dos alunos do 2º ano já estava anunciada no termo assinado pela Prefeitura com o Ministério Público e a Defensoria do Estado, mas dependia de melhora nas condições de controle da pandemia de Covid-19 no município.


Mas, embora não tenha havido melhora significativa, o Prefeito já sinalizou que vai liberar as aulas presenciais para mais um segmento. O indicador síntese usado para flexibilizar ou endurecer a flexibilização de atividades no município em função da pandemia está hoje em 5,75 pontos. Niterói continua no Amarelo nível 2, de Alerta Máximo, portanto.


© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.