Niterói e São Gonçalo fazem apelo por doação de sangue

Atualizado: Mai 19

Em Niterói, doações podem ser feitas no Hemonit, no Hospital Antônio Pedro e na Clínica de Hemoterapia, no Centro

Doação no Hemonúcleo de São Gonçalo / Foto: Lucas Alvarenga

Com a pandemia do coronavírus, as doações de sangue vêm diminuindo desde 2020, o que contribui para a redução de estoque de bolsas em municípios como Niterói e São Gonçalo. Por causa disso, a Campanha Niterói Solidária, iniciativa de arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza, está incentivando também a doação de sangue. No município, as doações podem ser feitas no Hospital Antônio Pedro ou na Clínica de Hemoterapia, no Centro da cidade. Já em São Gonçalo, as doações podem ser feitas no Hemonúcleo, na Praça Estephânia de Carvalho, localizada no bairro Zé Garoto.


Leia também: Niterói conclui vacinação de pessoas com comorbidades esta semana


A Prefeitura de Niterói fez um apelo recentemente para que os niteroienses compareçam ao Hemonit, da UFF, para ajudar os pacientes atendidos pelo banco de sangue do Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP). O tempo médio de doação é de somente 1 hora. Podem doar homens e mulheres entre 16 e 69 anos, pesando mais de 50kg e em bom estado de saúde. Em relação ao início de 2020, houve uma queda significativa nas doações, algo em torno de 60%, o que contribui para o impacto na realização de cirurgias como cardíacas, urológicas e neurológicas, por exemplo.


De acordo com o superintendente do HUAP, Tarcisio Rivello, a campanha é compartilhada entre a UFF e a Prefeitura de Niterói e visa à desmistificação da doação de sangue, principalmente no período de pandemia. "É um ato rápido e que salva vidas”, comentou Rivello.


Novos protocolos


O Hemonit adotou novos protocolos e recomendações para segurança sanitária dos doadores devido à pandemia da Covid-19. É necessário agendamento prévio da data e horário para doação para evitar aglomeração no local. O agendamento pode ser feito por telefone (21) 2629-9063, ou pelo facebook do Hemonit. Além disso, o número de cadeiras disponíveis na sala de espera foi reduzido e as poltronas e demais equipamentos estão sendo higienizados entre um doador e outro.


Período para doar após vacina da Covid


A vacina CoronaVac/ Butantan estabelece um prazo de 48 horas após o recebimento para que a pessoa possa fazer doação de sangue. Já a vacina AstraZeneca/Fiocruz pede o intervalo de 7 dias para a doação.


São Gonçalo também faz apelo para doação de sangue


O Hemonúcleo de São Gonçalo também fez um apelo à população para a doação de sangue, que também vem sendo afetada pela pandemia da Covid. O fluxo ideal de doadores por dia é de 25. No entanto, atualmente, essa média costuma ficar na faixa de 15 a 20 doações diárias. Os profissionais do Hemonúcleo ressaltam que todos os protocolos de segurança são seguidos, sem oferecer nenhum risco ao doador. Por conta da pandemia, as doações no local também estão sendo agendadas, para evitar aglomerações.


Para doar sangue é necessário estar inserido nos seguintes requisitos: estar em boa condição de saúde; ter entre 18 e 60 anos de idade; não ter nenhuma doença transmitida pelo sangue; não ter nenhum processo inflamatório; não ter colocado piercing ou feito tatuagem há menos de um ano. Menores de idade, a partir dos 16 anos, podem doar com a autorização dos responsáveis.


Quem já teve Covid precisa esperar 30 dias

Pessoas que já tiveram Covid podem doar, uma vez que não há confirmação de contaminação por transfusão de sangue. Contudo, no protocolo adotado, a pessoa precisa esperar 30 dias para doar, respeitando a janela necessária para evitar o contágio tradicional no ambiente da unidade. Serviço


Hemonit


Endereço: Hospital Antônio Pedro, na Avenida Marquês do Paraná, 303, no Centro de Niterói


Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h


Telefone: 2629-9063


Clínica de Hemoterapia


Rua Almirante Teffé, 594 - Centro


Horário: das 7h às 18h30


Telefones: 2621-9100 / 97165-6779


Hemonúcleo de São Gonçalo


Endereço: Praça Estephânia de Carvalho, s/n, ao lado do Polo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto


Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h


Telefone: 2605-6795


Confira também: Niterói solidária arrecada mais de 35 toneladas de alimentos