Niterói ganhará novos 'estacionamentos' para bicicletas

Cidade, que tem mais de 40 km de ciclovias, terá mais de 2.400 vagas espalhadas pelos bairros



O nome técnico é paraciclo. São aqueles pontos para estacionamento de bicicletas que aparecem em vários pontos da cidade. Agora, o programa Niterói de Bicicleta anunciou a instalação de 200 novos "bicicletários" nas Regiões Norte, Praias da Baía, Pendotiba e Leste. Com a conclusão desta etapa do trabalho, a cidade terá 1.220 unidades instaladas, o que corresponde a mais de 2.400 vagas para bicicletas.

A escolha dos locais para a instalação, de acordo com o coordenador do programa Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, foi feita por meio de uma consulta participativa, na qual a população sugeriu pontos em que gostaria de encontrar os equipamentos.

- A instalação de paraciclos é parte das ações de incentivo à mobilidade por bicicleta que vêm sendo implementadas em Niterói, visto que a disponibilidade de locais de parada é um elemento relevante na opção pela bicicleta por parte da população. Além disso, os paraciclos ainda ajudam no ordenamento urbano evitando que as bikes obstruam a passagem de pedestres nas calçadas - afirma Filipe Simões, que foi confirmado no cargo pelo Prefeito eleito Axel Grael.


O coordenador do programa revela, ainda, que mais 800 paraciclos serão instalados na cidade, em breve.


- Com a aquisição de 800 unidades adicionais, a Prefeitura de Niterói ganhará mais agilidade no atendimento das demandas de instalação de paraciclos, que poderão ser enviadas ao Programa Niterói de Bicicleta através dos seus canais virtuais. É um serviço que gera benefícios a toda a população, ciclistas ou não - enfatiza.

--

© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.