Niterói já vacinou 10% da população e vai imunizar todos os idosos até 1º de maio

Cidade recebeu vacina suficiente para aplicar a primeira dose a todos os moradores com mais de 60 anos; veja o calendário


Por Livia Figueiredo

Foto: Bruno Eduardo Alves


O calendário de vacinação contra a Covid-19 para pessoas de até 60 anos, divulgado pela Prefeitura nesta quarta (24), prevê que a imunização da Covid na faixa etária dos 60 aos 73 anos seja feita durante todo o mês de abril e concluída até o dia 1º de maio. Já a partir deste fim de semana, 28 e 29 de março, os postos de vacinação também farão a imunização aos sábados, das 8h às 12h.


Leia mais: Niterói divulga calendário de vacinação de idosos com mais de 60; confira


10% da população de Niterói já recebeu a 1ª dose


Em Niterói, cerca de 10% da população já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Até 1º de maio, quando a Prefeitura planeja a vacinação de pessoas com mais de 60 anos, a previsão é que em torno de 22% da população já tenha recebido pelo menos a primeira dose. Vale ressaltar que esse dado se baseia em uma projeção e depende do estoque de doses disponíveis.


Estima-se que cerca de 60.000 pessoas estejam na faixa etária de 60 a 74 anos, tendo como base os dados da pirâmide etária do Censo de 2010 do IBGE, atualizado com o mesmo índice que o Instituto aplicou para estimativa da população total de Niterói em 2020, que prevê que a cidade deveria ter 515.317 de habitantes. Em decorrência da pandemia, este censo não pode ser realizado no ano passado.


Enquanto em Niterói, 22% da população deverá ter recebido a primeira dose, especialistas da área de saúde acreditam que, para retornar à certa normalidade, é necessário que cerca de 60 a 70% da população esteja vacinada. A informação é do cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan. Outros já apostam que seja necessário mais de 70%, como é o caso do epidemiologista Pedro Hallal, que afirma que quando a imunização atinge esse percentual, o vírus praticamente não consegue mais se replicar.


Por conta da estimativa populacional, para aqueles que tiverem na faixa de 60 a 65 anos, a Prefeitura vai passar a reservar três dias de vacinação por faixa etária. Até a última terça-feira (23), 53.956 pessoas já haviam sido imunizadas em Niterói. Desse total, 16.999 já receberam a segunda dose.


A imunização em Niterói está sendo realizada nas policlínicas da Engenhoca, Barreto, Fonseca, São Lourenço, Vital Brazil, Itaipu e Piratininga, no drive thru no Campus Gragoatá da UFF e no Clube Central, em Icaraí. Para receber a primeira dose, os idosos devem levar CPF e um documento de identidade com foto. Durante a semana, a entrada nas policlínicas e no posto do Clube Central é autorizada das 8h às 16h, com imunização até 17h. A vacinação no drive thru começa sempre às 8h e termina às 17h. Aos sábados, a vacinação será das 8h às 12h.


Leia também: Entenda as diferenças entre isolamento social e lockdown