Niterói já vacinou 8,8% do público-alvo; Rio imunizou 29%

Prefeitura de Niterói recebeu 11.620 doses de imunizante contra a Covid-19 e aplicou 1.026, entre idosos e profissionais de saúde


Profissional do Hospital Carlos Tortelly é imunizada. Divulgação/Douglas Macedo


Das 11.620 doses que chegaram à cidade, 1.026 já foram aplicadas em idosos e profissionais de saúde. A quantidade corresponde a 8,8% do total que foi destinado à cidade para dar início à primeira fase do Plano Nacional de Imunização (PNI), definido pelo Ministério da Saúde.


Leia mais: Niterói tem 624 pessoas hospitalizadas por Covid-19 nas redes pública e privada


Em Niterói, as primeiras doses da Coronavac foram aplicadas na manhã de terça-feira. Nos dois primeiros dias, segundo dados da Prefeitura, foram vacinados 41 idosos residentes em casas de repouso e 985 profissionais de saúde da linha de frente. A intenção do município é vacinar 10.645 trabalhadores, 400 idosos e 29 pessoas com deficiência em instituições.


— Niterói tem grande experiência em campanhas de vacinação e a cidade está preparada para imunizar sua população —, disse o Secretário municipal de Saúde Rodrigo Oliveira, lembrando a importância de se manter as medidas de prevenção como uso da máscara, higienização com álcool em gel e distanciamento social.


Ainda de acordo com o município, tão logo cheguem mais doses, o público alvo será ampliado. O secretário já havia admitido que o primeiro lote do imunizante seria suficiente para cobrir 53% dos profissionais de saúde. A quantidade limitada da Coronavac levou as autoridades a reduzirem o público-alvo da primeira fase


Rio de Janeiro em compasso acelerado


Enquanto os demais municípios, inclusive o Governo de São Paulo, seguem em ritmo moderado de vacinação, já tendo coberto de 7% a 10% do público alvo, a capital do Rio de Janeiro acelera na imunização. De acordo com o vacinômetro da Prefeitura do Rio, de terça-feira até o início da tarde desta quinta, mais de 33 mil pessoas já haviam recebido a primeira dose da Coronavac na Cidade Maravilhosa.


O número corresponde a cerca de 29% do público-alvo da primeira fase. O Rio terá direito, nesse momento, a 230 mil doses da vacina, que serão suficientes para imunizar 115 mil pessoas, considerando que cada uma receberá duas doses.


© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.