Niterói lança projeto para incentivar o turismo de bicicleta

Pesquisa, realizada através do aplicativo Colab, pretende traçar o perfil do cicloturista na cidade

Por Livia Figueiredo

Foto: Reprodução


Uma forma sustentável e econômica de turismo que consiste em viajar ou passear utilizando a bicicleta como principal meio de transporte. É o que propõe a Prefeitura de Niterói com o Plano Municipal de Cicloturismo, projeto que tem como objetivo desenvolver políticas públicas para facilitar o acesso dos ciclistas aos pontos turísticos do município e incentivar ainda mais o uso da bicicleta pelos niteroienses e visitantes.


Foi nesse contexto que foi lançado o aplicativo Colab, que será utilizado para uma pesquisa que visa a traçar um perfil inédito do cicloturista. A partir desta terça-feira (23), residentes e visitantes de Niterói podem participar da pesquisa acessando o link: http://consultas.colab.re/cicloturismoniteroi. O aplicativo busca saber o perfil do turista que usa esse tipo de transporte nos seus deslocamentos.


Segundo o coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, a pesquisa integra o projeto conceitual para o Plano Municipal de Cicloturismo que a Coordenadoria Niterói de Bicicleta está desenvolvendo em parceria com a Secretaria de Urbanismo e outros setores da Prefeitura. De acordo com ele, o plano será uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento do turismo por bicicleta em Niterói, aproveitando o enorme potencial que a cidade possui na área.


- O cicloturismo é um conceito amplo e que oferece soluções para alguns dos desafios atuais, como a retomada econômica de forma sustentável e social - sublinhou.