Niterói passa de 300 mortes por Covid-19

Nas últimas semanas, número de óbitos e novos casos registrou queda


Posto de testes drive thru tem tido movimento pequeno


O Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura neste domingo, 2/8, informa que Niterói já registrou 301 mortes por Covid-19, desde o início da epidemia. O documento registra ainda 8741 casos da doença e 79 internações.


Pelo mapa da Prefeitura, o Badu é o bairro com maior incidência da doença por habitante


No acompanhamento semanal, as notícias são melhores. O número de mortes cai, pela primeira vez depois de três semanas, de acordo com os números divulgados nos boletins diários da Prefeitura, por data de notificação: foram 17 mortes, na última semana epidemiológica, a trigésima-primeira, do domingo 26 até este sábado, primeiro de agosto. Nas semanas anteriores, as mortes somaram 19, 21 e 23, respectivamente. De acordo com a Prefeitura, estes registros reportam casos passados. Quando tomados pela data do falecimento, efetivamente, e não pela data de confirmação da doença, aparecem 9 mortos no período, conforme registro no Painel SIGeo.


Depois de três semanas, o número de mortes por data de notificação, voltou a cair. Fonte: Boletins diários da Prefeitura


O número de casos de Covid se manteve relativamente estável nesta última semana epidemiológica, com 444 registros. Na semana anterior, haviam sido notificados 391 casos. O índice pode ser considerado baixo, levando-se em conta que a cidade chegou a registrar 1.292 exames positivos em uma única semana. Além disso, segundo a Prefeitura, estes números se referem à data do exame, mas os casos se referem a situações passadas. Segundo registro do Painel do SIGeo, que considera a data dos sintomas, foram apenas 9 casos recentes.


O número de casos da doença vem caindo depois de atingir pico de 1.292 registros, em maio. Fonte: Boletins diários da Prefeitura


Na última semana, o Prefeito Rodrigo Neves informou que a cidade já realizou mais de 70 mil testes. Sem a companhia do Secretário de Saúde Ronaldo Oliveira nas tradicionais lives, uma vez que cumpre isolamento em função da Covid, o Prefeito anunciou que a procura pelos testes vem diminuindo e que o serviço de atendimento drive-thru será reduzido, permanecendo apenas o posto na saída do tùnel São Francisco-Cafubá.


Outro gráfico que oferece uma referência sobre a evolução doença é o que registra o número de internações. Esta curva apresenta uma alta expressiva em maio, quando ocorreu o pico da doença e uma queda consistente, mas ainda num patamar elevado. No sábado, a taxa de ocupação dos leitos era de 21,6% nas clínicas e 29,9% nas UTIs, segundo dados do Painel SIGeo, uma média de 25,8%, considerado um nível baixo de ocupação.


A taxa de internações vem caindo, de forma sistemática. Fonte: Boletins diários da Prefeitura



728x90.gif

© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.