Niterói pode receber novo lote de Coronavac ainda em fevereiro

Atualizado: Fev 13

Remessa de imunizantes será liberada no próximo dia 23 e seguirá para estados e municípios

Vacinação de idosos foi retomada. Divulgação/Prefeitura de Niterói


Enquanto administra as últimas doses de Coronavac recebidas na última semana, Niterói já pode vislumbrar a continuidade do plano de imunização. Segundo o Ministério da Saúde, um novo carregamento do imunizante do Butatan deve ser liberado no próximo dia 23. O lote tem a mesma quantidade de doses que garantiu à cidade a retomada da vacinação, na última quinta-feira.


Leia mais: Carnaval em Niterói será com vacinação para idosos acima de 87 anos


"Neste sentido, tendo como referência o documento atualizado, a previsão da pauta de distribuição da Etapa 5 é para o próximo 23 de fevereiro, num quantitativo total de doses de 4,8 milhões do Butantan a serem entregues às 27 unidades federadas", diz a nota do Ministério da Saúde enviada na noite desta sexta-feira.


A quantidade de doses que o Butantan deve liberar em 23 de fevereiro é exatamente igual à última, disponibilizada pelo instituto no último fim de semana. Na ocasião, das 4,8 milhões de doses totais, chegaram a Niterói 5.670, que possibilitaram a retomada do plano de imunização na cidade, três dias depois que os estoques zeraram.


Vacinação ampliada na segunda-feira


Nos dois últimos dias, foram imunizados idosos com mais de de 88 anos. Na segunda-feira, a faixa-etária será ampliada para pessoas acima de 87 anos. A Secretaria de Saúde está programando a vacinação de acordo com a quantidade de vacinas repassada pelo Governo do Estado, responsável pela distribuição das doses.


Até a manhã desta sexta-feira, 21.261 pessoas já tinham sido vacinadas contra a Covid-19. Estão sendo imunizados idosos com mais de 88 anos em seis policlínicas da cidade (Barreto, Vital Brasil, Itaipu, Centro, Fonseca e Piratininga) e no drive-thru do Campus da UFF no Gragoatá.

Das 21.261 pessoas vacinadas, 16.213 são profissionais de saúde. Os profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19 os primeiros a serem vacinados em Niterói, começaram a receber a segunda dose da vacina na quinta-feira (11). Do total de vacinados, 676 são idosos institucionalizados, 78 deficientes institucionalizados, 223 trabalhadores de Instituições de Longa Permanência, 4.034 idosos e 37 Quilombolas.