Niterói prepara agenda cultural para comemorar seu aniversário domingo

Atrações seguirão todos os protocolos de segurança para controle da pandemia de Covid


Por Livia Figueiredo

Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Centro / Foto: Reprodução da internet


Em tempos atípicos, Niterói teve que reformular seus planos para a celebração de seu aniversário de 447 anos, que acontece no domingo, 22 de novembro. Seguindo os protocolos de combate ao coronavírus, mas ao mesmo tempo sem deixar a data passar em branco, a cidade está com uma programação especial para comemorar seu aniversário, com eventos culturais gratuitos, organizados pela Prefeitura. Os interessados podem adquirir seus ingressos de forma online, através do site Sympla.


A maratona cultural começa no início deste sábado (21), no Teatro Popular Oscar Niemeyer, a partir de 16h, com o Festival Miscelânea Popular, que vai até domingo (22). No total serão oito espetáculos com diversas atrações gratuitas, transitando por algumas vertentes artísticas, como música, circo, dança e teatro.


O grupo Violúdico - Todos os Ritmos para Crianças inaugura o festival, criando um ambiente interativo para todos brincarem de seus lugares, respeitando todos os protocolos de segurança. A apresentação do grupo está marcada para 16h. Na sequência, às 17h, o grupo circense Los Campello’s incríveis Malabaristas, com Thiago Campello e Ariane Campello, se apresenta com seus números de malabarismo e equilibrismo. Já às 18h, é a vez da companhia niteroiense de dança Paradoxo. Quem encerra é a atriz Izabella Van Hecke, com o seu monólogo a Super Moça, às 21h.


A programação segue no domingo com a peça O Mágico de Oz - Cia Jukah, às 16h. Em seguida, Renê Carvalho entra em cena com uma apresentação de circo infantil, às 17h. Às 18h, o público poderá assistir ao espetáculo Pé de Cachimbo - Cia Vivá, premiado no Edital Fomento Cidade Olímpica 2016. Logo em seguida, às 20h, a banda Um Amô Canta Mulheres se apresenta com um repertório especial que reúne músicas de sucesso nas vozes de cantoras brasileiras.


Já nos dias 24 e 25 de novembro, acontece o Festival Mama África, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, sempre às 18h. O encontro irá reunir capoeira e manifestações populares, focadas em apresentar ao público a faceta artística deste patrimônio imaterial.


No dia 26, o trompetista Flavinho Raggaman irá se apresentar às 19h, também no Teatro. No dia seguinte, a programação fica por conta do “Baile Funk das Antigas”, com a participação de 4 MCs: Galo, Marcelo Ciclone, Chocolate e Bicudo. Vale ressaltar que o Teatro Popular Oscar Niemeyer funcionará apenas com 30% da sua capacidade.


Fechando o circuito cultural, o Rio Jazz Orchestra se apresenta com a cantora Taryn, às 20h do dia 27, no Theatro Municipal de Niterói. A orquestra, que é uma das bandas jazz mais tradicionais e reconhecidas do Brasil, fará uma apresentação com transmissão ao vivo, que o público poderá acompanhar na página do Facebook da Prefeitura de Niterói.


Protocolos Sanitários


Os protocolos sanitários definidos pela Secretaria Municipal de Saúde para a realização das apresentações incluem a higienização das mãos com álcool em gel, aferição de temperatura, obrigatoriedade do uso de máscaras e tapetes sanitizantes. A entrada e a saída do público serão feitas por ambos os acessos do espaço, com a fila demarcada, respeitando as medidas de distanciamento social, a fim de evitar aglomerações. As entradas serão abertas 15 minutos antes do início do espetáculo e fechadas 15 minutos após o término. As dependências apresentarão a sinalização do número limite de ocupação.


728x90.gif

© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.