Atrações seguirão todos os protocolos de segurança para controle da pandemia de Covid
Por Livia Figueiredo

Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Centro / Foto: Reprodução da internet
Em tempos atípicos, Niterói teve que reformular seus planos para a celebração de seu aniversário de 447 anos, que acontece no domingo, 22 de novembro. Seguindo os protocolos de combate ao coronavírus, mas ao mesmo tempo sem deixar a data passar em branco, a cidade está com uma programação especial para comemorar seu aniversário, com eventos culturais gratuitos, organizados pela Prefeitura. Os interessados podem adquirir seus ingressos de forma online, através do site Sympla.
A maratona cultural começa no início deste sábado (21), no Teatro Popular Oscar Niemeyer, a partir de 16h, com o Festival Miscelânea Popular, que vai até domingo (22). No total serão oito espetáculos com diversas atrações gratuitas, transitando por algumas vertentes artísticas, como música, circo, dança e teatro.
O grupo Violúdico - Todos os Ritmos para Crianças inaugura o festival, criando um ambiente interativo para todos brincarem de seus lugares, respeitando todos os protocolos de segurança. A apresentação do grupo está marcada para 16h. Na sequência, às 17h, o grupo circense Los Campello’s incríveis Malabaristas, com Thiago Campello e Ariane Campello, se apresenta com seus números de malabarismo e equilibrismo. Já às 18h, é a vez da companhia niteroiense de dança Paradoxo. Quem encerra é a atriz Izabella Van Hecke, com o seu monólogo a Super Moça, às 21h.
A programação segue no domingo com a peça O Mágico de Oz - Cia Jukah, às 16h. Em seguida, Renê Carvalho entra em cena com uma apresentação de circo infantil, às 17h. Às 18h, o público poderá assistir ao espetáculo Pé de Cachimbo - Cia Vivá, premiado no Edital Fomento Cidade Olímpica 2016. Logo em seguida, às 20h, a banda Um Amô Canta Mulheres se apresenta com um repertório especial que reúne músicas de sucesso nas vozes de cantoras brasileiras.
Já nos dias 24 e 25 de novembro, acontece o Festival Mama África, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, sempre às 18h. O encontro irá reunir capoeira e manifestações populares, focadas em apresentar ao público a faceta artística deste patrimônio imaterial.
No dia 26, o trompetista Flavinho Raggaman irá se apresentar às 19h, também no Teatro. No dia seguinte, a programação fica por conta do “Baile Funk das Antigas”, com a participação de 4 MCs: Galo, Marcelo Ciclone, Chocolate e Bicudo. Vale ressaltar que o Teatro Popular Oscar Niemeyer funcionará apenas com 30% da sua capacidade.
Fechando o circuito cultural, o Rio Jazz Orchestra se apresenta com a cantora Taryn, às 20h do dia 27, no Theatro Municipal de Niterói. A orquestra, que é uma das bandas jazz mais tradicionais e reconhecidas do Brasil, fará uma apresentação com transmissão ao vivo, que o público poderá acompanhar na página do Facebook da Prefeitura de Niterói.
Protocolos Sanitários
Os protocolos sanitários definidos pela Secretaria Municipal de Saúde para a realização das apresentações incluem a higienização das mãos com álcool em gel, aferição de temperatura, obrigatoriedade do uso de máscaras e tapetes sanitizantes. A entrada e a saída do público serão feitas por ambos os acessos do espaço, com a fila demarcada, respeitando as medidas de distanciamento social, a fim de evitar aglomerações. As entradas serão abertas 15 minutos antes do início do espetáculo e fechadas 15 minutos após o término. As dependências apresentarão a sinalização do número limite de ocupação.