Niterói prorroga decreto de isolamento social na pandemia até 30 de setembro

Prefeito Rodrigo Neves não deixou claro se regras valem para o funcionamento de escolas e universidades


Calçadão da Praia de Icaraí, sempre cheio mesmo na pandemia


As medidas de restrição de circulação em Niterói foram estendidas até o dia 30 de setembro na tentativa de manter o controle da pandemia de Covid-19, informou o Prefeito Rodrigo Neves na noite desta quinta-feira (27). O Prefeito não esclareceu se as regras de restrição incluem, além de barreiras sanitárias, a manutenção das aulas presenciais suspensas até o fim do próximo mês, mas disse que a reabertura das escolas está sendo analisada de forma cautelosa.


De acordo com Neves, as métricas usadas para medir a pandemia na cidade voltaram a apontar redução de casos, mesmo que em pouca quantidade. Para especialistas, inclusive do Comitê Científico que aconselha o município, a pandemia está estagnada em Niterói, o que demanda cuidado para evitar um novo boom da doença. Apesar de não estar aumentando de forma significativa, os casos também não estão abaixando.


- Estamos em diálogo com o Comitê Científico que está nos auxiliando desde o início, fazendo sistematicamente a análise dos indicadores junto com a equipe da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura - disse Neves.


Leia mais: Escolas terão de oferecer ensino remoto como opção mesmo com retorno de aulas presenciais


Na tentativa de voltar a avançar, o Prefeito anunciou que vai estender as medidas de restrição de circulação, previstas até 31 de agosto, para 30 de setembro. Ele afirmou que serão mantidos os bloqueios nas vias de entrada da cidade, a checagem de táxis e aplicativos de outros municípios e as ações de medição de temperatura nos transportes, principalmente nas barcas, no Centro.


Mas o Prefeito não deixou claro se as medidas valem também para a reabertura de escolas, universidades, teatros e cinemas, que estão com o funcionamento suspenso até 31 de agosto. Rodrigo Neves ressaltou, no entanto, que a Prefeitura está dialogando sobre o tema com o Comitê Científico e com o Ministério Público estadual, que também está acompanhando as medidas de controle da retomada da educação.


- Essa é uma questão que temos sido muito questionados, com várias avaliações diferentes. A posição da Prefeitura é de dialogar com as instituições científicas que estão se esforçando para acompanhar a pandemia. Estamos num estágio de avaliação sobre o plano de retomada e tudo será feito de maneira científica, seguindo todos os protocolos de experiências internacionais para garantir a retomada das atividades com segurança e saúde - finalizou.


Veja: “Volta às aulas em meio à pandemia de Covid vai inaugurar a pedagogia do medo”, diz especialista


Boletim - Niterói chegou a 10.390 casos confirmados de Covid-19 até o momento. Ao todo, 9.821 já estão recuperados, mas 85 pessoas seguem internadas e 123 estão em isolamento domiciliar. A cidade já chegou a 361 óbitos.


De acordo com a Prefeitura, mais de 90 mil testes de Covid-19 já foram aplicados em Niterói. Além disso, a ocupação dos hospitais segue em baixa, com 25% somando os leitos públicos e privados. Dos 136 leitos do Hospital Oceânico, por exemplo, menos de 50 estão ocupados. A Prefeitura informou ainda que mais de 800 profissionais da saúde já se inscreveram para testar a vacina Sinovac contra o Covid-19. As inscrições seguem abertas.