Niterói recebe lote extra de Coronavac para ampliar grupo prioritário

Além do carregamento da segunda dose para linha de frente, cidade confirma recebimento de 1.970 doses

Vacinação será ampliada. Divulgação/Prefeitura de Niterói


A Secretaria Estadual de Saúde iniciou, nesta terça-feira, a distribuição da segundo carregamento da Coronavac aos municípios fluminenses. Tratam-se de 11.620 doses para completar a imunização dos primeiros vacinados em Niterói. Mas o carregamento terá um reforço, já que o Rio de Janeiro recebeu mais 42.400 doses do imunizante do Butantan, das quais 1.700 foram destinadas à cidade. A Prefeitura confirmou, ainda, o recebimento de mais 270 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca.


Leia mais: Fiocruz planeja começar a entregar as primeiras doses produzidas no Brasil em março


"Uma nova remessa, com 42.400 doses de CoronaVac, também será enviada aos municípios para que sejam utilizadas como 1ª dose, ampliando a cobertura do público prioritário, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde e orientação da SES aos municípios", informou, por nota, a Secretaria Estadual de Saúde.


As 42.400 doses da Coronavac serão repartidas entre os 92 municípios fluminenses. Pelos critérios de divisão adotados até aqui, a cidade poderia ter sido contemplada com até 4 mil doses, já tem vem recebendo frações de quase 10% do total distribuído ao estado. Mas, de acordo com a Prefeitura de Niterói, desta vez, a porção foi menor.


"A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informa que o município recebeu, nesta terça-feira (02), nova remessa de vacinas. Foram entregues 1.700 doses da Coronavac e 270 doses da AstraZeneca, além das 11.620 vacinas da Coronavac para a aplicação da segunda dose do grupo de profissionais de saúde já vacinados", informou a nota oficial da Prefeitura.


Veja também: Vacina contra a Covid a conta-gotas em Niterói e em todo o Brasil


Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o calendário informado pelo Secretário Rodrigo Oliveira na noite da última segunda-feira está mantido. A partir desta quarta-feira, o município inicia a imunização dos idosos acamados a partir de 90 anos. A previsão é de que na quinta e sexta-feira o município retome a vacinação dos profissionais de saúde a partir de 60 anos que ainda não se vacinaram, nas quatro policlínicas, Sérgio Arouca, Carlos Antônio da Silva, Barreto e Itaipu.


© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.