Niterói recebe novo lote de Coronavac esta semana para seguir com vacinação

Carregamento com 282 mil doses já está no Rio; estoque da cidade esgotou nesta segunda-feira, dia 8

Estoque de Coronavac chega esta semana. Divulgação/Prefeitura de Niterói


O Governo do Rio já recebeu mais um carregamento de Coronavac para ser dividido entre seus 92 municípios. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a partilha será feita ainda nesta segunda-feira, e as doses de Niterói chegarão ainda esta semana. Com esse lote, a cidade poderá retomar a vacinação, depois de anunciar que o estoque esgotou nesta segunda-feira, interrompendo a vacinação de idosos acima de 88 anos.


Leia mais: Acabou a vacina em Niterói; idosos vão aos postos, mas ficam sem imunizantes


A Secretaria, no entanto, ainda não definiu a quantidade de doses que serão disponibilizadas a cada município. Mas a quantidade total de doses entregue ao Rio de Janeiro corresponde a 57% da remessa destinada ao estado em 18 de janeiro e que deu início à campanha de vacinação dos municípios fluminenses.


Naquela ocasião, Niterói recebeu o suficiente para imunizar 11.620 pessoas. Se os critérios de proporcionalidade forem seguidos, a cidade pode ter condições de vacinar pouco mais da metade do grupo inicial.


Veja também: Vacinação só deve ser acelerada em Niterói a partir de março


Ainda segundo o Estado, a distribuição, mais uma vez, deve ser feita em duas etapas, para garantir a aplicação das duas doses no intervalo determinado pela fabricante da Coronavac.


"A SES esclarece que toda logística para distribuição da segunda dose da Coronavac, que tem um intervalo de aplicação entre as doses menor do que o preconizado para a vacina Oxford/AstraZeneca, é feita para garantir que o esquema vacinal seja cumprido. No entanto, o processo de vacinação é uma atribuição dos municípios", diz o comunicado da secretaria.