Niterói recebe vacinas e retoma campanha nesta nesta sexta-feira

Município atualiza calendário e retorna com vacinação de idosos a partir de 64 anos e profissionais da saúde a partir de 40

Imunização com primeira dose será retomada. Divulgação/Prefeitura de Niterói


A Prefeitura de Niterói recebeu, nesta quinta-feira, mais 8.560 doses de vacinas Oxford/Astrazêneca, enviadas pelo Ministério da Saúde via Secretaria Estadual de Saúde. O novo lote permitirá a retomada do calendário de vacinação contra a Covid, suspenso desde quarta-feira, com a primeira dose. Se vacinam nesta sexta idosos a partir de 64 anos e profissionais e trabalhadores da saúde a partir dos 40 anos.


Leia mais: Niterói anuncia flexibilização de atividades a partir de segunda


Quem tem a partir de 65 anos, ou for profissional da saúde a partir de 45 anos que não conseguiu tomar a primeira dose da vacina na última terça-feira, por falta de imunizante, também vai ter uma nova chance nesta sexta-feira (16). O calendário completo será divulgado em breve.


Segundo o Secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, no início da semana a cidade estava com estoque crítico de vacinas contra a covid, e sem programação de entrega da novas doses, o que obrigou a Secretaria a Secretaria a suspender as aplicações de primeira dose por dois dias. Com a chegada do novo lote, a campanha volta ao normal:


— Pegamos cerca de 8 mil doses de Astrazeneca e vamos retomar amanhã [sexta-feira] o calendário primeira dose — afirmou Oliveira, durante transmissão do gabinete de crise.


O município tem planos de concluir a imunização do idosos até o fim a semana que vem. O motivo é o calendário unificado entre Niterói, Rio, Maricá e Itaguaí, que pretendem dar início à vacinação dos grupos prioritários no dia 26 de abril. Até o começo da tarde desta quinta a Prefeitura de Niterói não tinha divulgado o calendário com as mudanças provocadas pela falta de vacina na quarta e quinta.