Niterói anuncia 'barreiras' de fiscalização nas praias a partir desta quinta-feira

Atualizado: 4 de Dez de 2020

Casos de contaminação pelo coronavírus aumentam e taxa de ocupação de hospitais na cidade preocupa


Mais fiscalização e barreiras nos acessos às praias da Região Oceânica


O aumento dos casos de infecção e internações por coronavírus em Niterói, com a ocupação dos leitos para pacientes com coronavírus beirando os 90%, levou a Prefeitura a anunciar um reforço nas medidas para restringir o acesso às praias da Região Oceânica. A Secretaria de Ordem Pública de Niterói (Seop) intensificará, a partir desta quinta-feira (3), a fiscalização nas praias.


Equipes da Guarda Municipal circularão com carros e motocicletas, além de montar barreiras nos acessos, “de acordo com a necessidade”, segundo a Prefeitura. O objetivo é restringir a circulação nas praias, evitar aglomerações e o desrespeito às medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus.


A medida foi anunciada pelo Prefeito Rodrigo Neves após mais uma reunião com o Gabinete de Crise, que avalia a situação da pandemia na cidade.


- O descontrole da pandemia nas cidades vizinhas impõe atenção máxima em Niterói - disse o prefeito.


Na última terça-feira (1) já havia sido publicada no Diário Oficial a prorrogação das medidas restritivas de isolamento social até 31 de dezembro. O Decreto 13.817/2020 consolida também as regras que regem os serviços em funcionamento na cidade para deter o avanço do novo coronavírus. A publicação mantém a necessidade do distanciamento social e do uso de máscaras como equipamento de proteção obrigatório em áreas públicas ou particulares em que haja atendimento ao público.


Barreiras nas praias


As equipes da Guarda Municipal montarão barreiras verificando a documentação de moradores de acordo com a demanda. Nas praias de Itaipu, Camboinhas, Itacoatiara, Piratininga, o acesso às praias continuará liberado para atividades físicas individuais no mar, na areia e no calçadão, das 6h às 12h30m e das 16h às 22h. A Guarda Municipal fará a fiscalização com carros volantes e motocicletas.


Os agentes também seguirão com a fiscalização nas praias entre 12h30m e 16h, solicitando a saída de pessoas fora do horário estipulado para a prática de exercícios físicos. Veículos da Guarda Municipal reforçarão a ação. As equipes manterão o trabalho de conscientização quanto ao uso e importância de utilização de máscaras e de seguir os protocolos sanitários.