Niterói só garante vacinação de idosos por mais dois dias

Município depende de nova remessa de imunizantes para não parar campanha, mas estoque atual pode acabar antes da entrega

Vacinação segue por dois dias. Divulgação/Prefeitura de Niterói


Niterói corre o risco de não conseguir manter o calendário de vacinação anunciado na semana passada e ter a campanha suspensa mais uma vez. A cidade se preparava para imunizar idoso de 75 a 77 anos, em ordem decrescente de idade, até a próxima sexta-feira. Mas, com estoques em baixa, a cidade depende de uma entrega do Ministério da Saúde prevista para os próximos dias, mas sem data certo para chegar.


Leia mais: Caso não reverta indicadores, Niterói pode fechar mais de dez atividades econômicas; entenda


A informação sobre a possibilidade de interromper o calendário é do próprio Secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, que afirmou em transmissão do gabinete de crise nas redes sociais, que a cidade depende da chegada de novas doses para manter o calendário de vacinação.


— Para manter o calendário de vacinação, a gente precisa que novas doses cheguem. Portanto, está confirmado, 76 anos terça e quarta-feira, e a gente precisa que cheguem novas doses do Ministério da Saúde — disse, no finzinho de sua fala sobre a situação da cidade.


Nesta segunda-feira, o Instituto Butantan divulgou o cronograma de uma grande entrega de 5,3 milhões de doses de Coronavac até quarta-feira. Já a Fiocruz se prepara para entregar 1 milhão de doses da vacina de Oxford/Astrazeneca. O repasse das doses, no entanto, precisaria ser feito antes que os estoques do município zerassem, e data da chegada das vacinas ainda não foi confirmada pelo Ministério da Saúde.