Niterói será a primeira cidade do Estado do Rio a usar vacina contra Covid

Convênio será assinado com a Fiocruz, anuncia o prefeito



O prefeito Rodrigo Neves anunciou nesta quarta-feira (15) que Niterói será a primeira cidade do Estado do Rio a fazer os testes para a vacina contra o Covid-19. Segundo ele, os testes começarão já a partir de 20 de julho, inicialmente em profissionais de saúde do município. Se a vacina for aprovada, a previsão é que a produção em massa das doses comece no primeiro semestre de 2021.


Durante a solenidade de lançamento do Plano de Retomada Econômica de Niterói, Rodrigo Neves anunciou que a cidade foi escolhida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para iniciar os testes da vacina, feita em parceria com o Instituto Butantan.


- A partir do dia 20 vamos começar a aplicar a vacina num grupo restrito de profissionais de saúde. Tudo indica que até o fim do ano teremos a vacina validada em todas as fases, e a produção em massa da vacina (comece) no primeiro semestre do ano que vem - anunciou.


Niterói atingiu a marca de 95% de recuperados do Covid-19. Atualmente, são menos de 230 pessoas com o vírus ativo. Para manter a transmissão em baixa, o prefeito pediu que a população mantenha os cuidados de higienização e o uso da máscara.


- Vamos ter que nos conscientizar de que o novo normal será de novos hábitos até que se tenha a vacina. Precisamos perseverar nos protocolos, ninguém gosta, mas vamos ter de nos acostumar. A máscara é muito mais leve do que um respirador de UTI - finalizou.


Por meio de nota, a secretaria municipal de Saúde informou que está elaborando, em conjunto com a Fiocruz e o Instituto Butantan, o acordo de cooperação para os testes da vacina em profissionais de saúde voluntários. Os detalhes serão anunciados em breve.

A Fiocruz ainda não se manifestou sobre o início dos testes em Niterói.


Veja também: Niterói perto de controlar a Covid.



728x90.gif

© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.