Niterói suspende segunda dose de Coronavac neste sábado por falta de vacinas

Carregamento aguardado pela Prefeitura não chegou, e postos abrem neste sábado apenas para aplicar Astrazeneca

Vacinação com Coronavac é suspensa. Divulgação/Prefeitura de Niterói


Niterói é mais uma cidade a suspender a aplicação de segunda dose da Coronavac. O carregamento aguardado pelo município para dar sequência ao reforço na imunização não chegou, e os postos, neste sábado, abrem apenas para imunizar pessoas com comorbidades e para segunda dose de quem recebeu Astrazeneca em fevereiro.


Leia mais: Vacinação de grupos prioritários é suspensa em Niterói após decisão do STF


À tarde, a Prefeitura já havia alertado, através das redes sociais, que esperava uma remessa do imunizante do Butantan. Caso, não fosse entregue, a vacinação com segunda dose teria que ser interrompida novamente, o que acabou se confirmando no fim do dia.


"O município recebeu poucas doses no último repasse do Ministério da Saúde e zerou o estoque nesta sexta-feira. O governo federal havia programado a entrega de novas doses nesta sexta-feira, o que não se confirmou. Portanto, o calendário divulgado precisou ser adaptado", diz o comunicado especial.


Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, se o imunizante chegar neste sábado, a vacinação será retomada na próxima segunda-feira, dia 10.


Apesar da interrupção de aplicações da Coronavac, o município conta com vacinas de Oxford/Astrazeneca para aplicações de primeira e segunda dose. Os postos seguem funcionando normalmente para imunizar pessoas com comorbidades. Até o dia 21 de maio, a Prefeitura pretende concluir a imunização de toda a população com comorbidades definidas pelo Plano Nacional de Imunização.


Veja o calendário do grupo de pessoas com comorbidades


08/05: Repescagem para pessoas entre 55 e 59 anos


10 e 11/05: 45 anos ou mais


12 e 13/05: 40 anos ou mais


14 e 15/05: 35 anos ou mais


17 e 18/05: 30 anos ou mais


19 e 20/05: 25 anos ou mais


21/05: 18 anos ou mais