Niterói começa a vacinar idosos mas só tem 3.333 doses de vacina

Atualizado: Fev 1

Sem vacinas para todos os profissionais de Saúde, Prefeitura muda planos e vai vacinar idosos com mais de 90 anos


A partir de segunda (1 de fevereiro), prioridade para idosos com mais de 90 anos


A mudança do calendário de vacinação de Niterói tem uma razão e pode ser expressa em números: a cidade conta com apenas 3.333 doses de vacina, no momento. O plano era vacinar os profissionais de saúde e idosos em casas de repouso. E a vacinação começou a ser feita desta forma, nos locais de trabalho. Mas, esta semana, foi ampliada a profissionais de saúde além da linha de frente, numa lista que incluía professores de educação física, entre outros, com mais de 60 anos. A procura foi grande, e a Prefeitura mudou o plano.


A comunicação foi objetiva: "A decisão foi tomada pelo Gabinete de Crise devido ao limitado número de doses de vacina disponíveis." A conta é simples: Niterói recebeu 11.620 mil doses da Coronavac e 7.070 doses da Oxford/AstraZeneva: 18.690, no total. De acordo com a Prefeitura, até o final da sexta-feira (29), 15.357 pessoas já haviam sido vacinadas, profissionais de saúde e idosos em casas de retiro. A tentativa de ampliar a vacinação para profissionais de saúde com mais de 60 anos que não atuem na linha de frente, gerou filas nos postos e no Vital Brazil a vacina acabou em quatro horas. Sobraram 3.333 doses de vacina. O número não é suficientes para ampliar a vacinação a outros grupos de profissionais de saúde com menos de 60 anos. A saída foi destinar a vacina para um grupo menor, os idosos com mais de 90 anos.


Fila para a vacinação no Posto do Vital Brazil, na sexta-feira


A administração municipal entende que, pela vulnerabilidade dos idosos acima de 90 anos, esse grupo deveria ser prioritário em relação aos demais profissionais de saúde que não estão na linha de frente e não são do grupo de risco. A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói realizará a imunização dos idosos em quatro policlínicas da cidade: Barreto, Vital Brazil, Itaipu e São Lourenço. Para receber a imunização, será necessário apresentar o documento de identidade.

A vacinação dos profissionais de saúde com mais de 60 anos continua sendo realizada nas quatro Policlínicas e equipes volantes estão imunizando profissionais de saúde da linha de frente em instituições públicas e privadas, idosos que moram em Instituições de Longa Permanência e pessoas com deficiência institucionalizadas e maiores de 18 anos. Os profissionais de saúde com mais de 60 anos devem apresentar o registro profissional, número do CPF ou CNS e documento de identidade com foto. Sem a documentação, a imunização não será possível.


A Prefeitura de Niterói aguarda a chegada de novas remessas de vacinas para iniciar a imunização de outros grupos prioritários. Os profissionais de saúde com menos de 60 anos serão vacinados em uma nova etapa, com data a ser divulgada nos próximos dias.


A Prefeitura espera receber ainda esta semana uma nova carga da Coronavac, mas são as vacinas reservadas para quem já tomou a primeira dose. A vacina chinesa pede a aplicação de uma segunda dose entre 14 e 28 dias depois da primeira dose.