Niterói tem apenas 3.360 doses de vacina disponíveis até a chegada de nova remessa

Ritmo lento de vacinação dá sobrevida ao estoque e evita nova suspensão

Divulgação/Prefeitura de Niterói


O ritmo lento na ampliação de faixas-etárias da vacinação contra a Covid-19 em Niterói tem uma explicação. A cidade precisa administrar um baixo estoque de 3.360 doses até a chegada de um novo lote de Coronavac, o que só deve ocorrer após o dia 23 de fevereiro, segundo informações do Ministério da Saúde. Até lá, a vacinação precisa seguir devagar, caso contrário, as vacinação pode ser suspensa outra vez.


Leia mais: Vacinação segue, na Quarta-feira de Cinzas, para idosos com mais de 87 anos


Desde janeiro, a cidade recebeu quatro carregamentos de vacinas do Butantan e de Oxford/AstraZeneca, somando 26.680 doses para primeira aplicação. Pelo último vacinômetro divulgado pela Prefeitura, na noite de segunda-feira, 22.920 pessoas já haviam sido imunizadas. Ou seja, nos estoques do município restaram 3.360 doses — isso sem contar com eventuais perdas, que são normais e esperadas em qualquer campanha de vacinação.


Somente nos dois últimos dias de vacinação, foram aplicadas 1.659 doses, média de quase 830 imunizados por dia. Nesse ritmo, o imunizante disponível na cidade daria para apenas mais quatro dias de campanha. As vacinas disponíveis, no entanto, precisam durar pelo menos mais seis dias úteis. Mantendo-se a faixa etária, como vai ocorrer nesta quarta-feira, a tendência é de que a procura fique mais escassa, dando uma sobrevida ao estoque.


Estoques zeraram na semana passada


No último dia 8, Niterói foi a primeira cidade da região a suspender a campanha de vacinação por falta de imunizantes. Naquela mesma noite, em transmissão em rede social, tanto o Prefeito Axel Grael, quanto o Secretário Municipal de Saúde Rodrigo Oliveira, enfatizaram o papel de cada ente federativo no plano de imunização.


Veja também: Rio anuncia que imunização vai parar por falta de vacinas


— Aguardamos e depndemos da chegada das vacinas que o Ministério da Saúde ficou de distribuir — declarou Oliveira, na ocasião.


Depois de dois dias inteiros de paralização, um novo carregamento de 5.670 doses chegou à cidade, e a vacinação foi retomada no dia 11.


© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.