Niterói tem semana de recordes de casos e mortes de Covid

Boletim da Prefeitura registra seis mortes em um dia, 284 novos casos da doença e 190 hospitalizados no SUS



Uma semana de números sem precedentes, de acordo com os boletins epidemiológicos da Covid divulgados diariamente pela Prefeitura. Na segunda-feira (4), foram 6 mortes, em 24 horas, o pior número desde o início da doença. Na terça (5), um recorde no registro de novos casos, 300, em um dia, o mais alto desde o início da testagem. Nesta-quarta-feira (6) todos os números foram preocupantes: 284 novos casos, seis mortos e 190 pessoas internadas, apenas na rede do SUS.


A boa notícia ficou por conta do relatório do Sindicato dos Hospitais Particulares de Niterói, SINDHLESTE, divulgado pela manhã, que relatou uma queda na ocupação de leitos reservados para pacientes com Covid, em relação às últimas semanas. A taxa de ocupação dos quartos está em 47 %, com 156 doentes internados. Na semana anterior, o número chegava a 72%. As vagas de UTI também registraram ocupação mais baixa, 61%, com 168 internados, contra 86% na semana anterior. Um dado que vai na direção contrária do aumento da ocupação na rede do SUS.


Na última semana epidemiológica do ano, a SE 53, foram 1.306 novos casos e 23 mortes. Se forem tomados os últimos sete dias, os números são ainda mais graves: 1.415 casos e 27 mortes. É possível que os feriados e as chuvas tenham interferido nos indicadores, por terem afetado a rotina da testagem e os registros hospitalares, gerando números que parecem fugir do padrão ou até serem conflitantes.