Niterói terá 'Caminho das Índias' com flores plantadas na Roberto Silveira

Prefeitura planta resedás na principal avenida da cidade, um arbusto de origem indiana que dá flores rosas e brancas



Quem passar pela avenida Roberto Silveira com o olhar mais atento, vai notar que a paisagem começa a mudar. A Prefeitura decidiu colorir a cidade com o plantio de resedás, "um arbusto de origem indiana com flores que parecem papel-crepom", na discrição da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos. Já foram plantadas mais de 60 resedás rosas e brancos, que podem ser encontrados na Avenida Roberto Silveira, em Icaraí, e em frente ao Caminho Niemeyer, no Centro.


A Secretária Dayse Monassa explica que esta espécie tem raízes superficiais que não destroem calçadas e seu porte pequeno mantêm a copa longe da fiação, evitando podas excessivas e desfigurantes.


- O resedá é um arbusto rústico e de fácil manutenção, com folhas resistentes à poluição que caem uma vez só por ano. O plantio dos resedás está sendo feito somente embaixo de fiações aéreas. Nos outros espaços, são plantadas árvores nobres da nossa Mata Atlântica -, argumenta Dayse Monassa, antecipando que o plantio irá continuar em outras regiões da cidade.