Niterói terá fim de semana sem sol, mas de intensa programação cultural

Atualizado: Out 17

Lives e mostras em museus da cidade são opções de lazer para os moradores

Por Suzana Moura


MAC está aberto para visitação e tem a mostra “O país ocupado”


Depois de alguns dias de sol e muito calor, o fim de semana em Niterói não vai “dar praia”. Céu com muitas nuvens e possibilidade de chuvas isoladas deixam a temperatura mais amena. As atividades ao ar livre na cidade, como caminhadas no calçadão e trilhas, seguem sendo uma opção para quem quer sair de casa. Além disso, alguns museus do município já estão funcionando com mostras e todos os procedimentos de segurança.


Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta sexta (16) a temperatura terá uma queda relevante, com a mínima de 20°C e a máxima de 22°C. No sábado (17), o dia será de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada, mas os termômetros sobem um pouco, marcando mínima de 21°C e máxima de 26°C, no domingo, mais um aumento, com mínima de 20°C e máxima de 28°C.


Em fim de semana com possibilidade de chuva o niteroiense pode apelar para outros programas, como os culturais por exemplo. O Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Museu Janete Costa de Arte Popular estão abertos, e para garantir a segurança e a saúde dos visitantes e funcionários, por conta da pandemia, seguem protocolos sanitários como a higienização das mãos com álcool em gel, aferição de temperatura, obrigatoriedade do uso de máscaras e controle de acesso. A recepção dos museus ganhou também um painel de acrílico para proteção dos visitantes e funcionários. A visitação pode ser realizada das 10h às 18h, de terça a domingo.


MAC - Na obra de Oscar Niemeyer, as pessoas podem contemplar a mostra “O país ocupado”, da Coleção MAC-João Sattamini, que conta com obras de Antonio Dias, Antonio Manuel, Ivan Serpa e Rubens Gerchman. No interior do Museu, está permitido o acesso de 44 pessoas por vez e a aferição de temperatura será feita na entrada do pátio.


Serviço:

Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem, Niterói-RJ

Telefone: (21) 2620-2400

Ingresso: R$ 10 (inteira).

Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam meia (R$ 5).

Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças de até 7 anos, portadores de necessidades especiais, moradores ou nascidos em Niterói (com apresentação do comprovante de residência) e visitantes de bicicleta.

Museu Janete Costa de Arte Popular - Na exposição “Entre Fragmentos e Frestas”, com cerca de 80 obras, de 50 artistas, como Izabel Mendes, Agnaldo Santos, Itamar Julião, Chico Tabibuia, Jadir João Egídio, Mestre Didi, entre outros, cujas descendências africanas, além do alto nível de criação plástica, se manifestam, por meio da arte.


Serviço:

Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178, Ingá, Niterói-RJ

Telefone: (21) 2705-3929

Entrada gratuita

Lives

As lives ainda animam os dias de quem prefere ficar em casa. Neste fim de semana, há muitas programadas. Anota aí algumas delas:


Sexta (16): Ithamara Koorax apresenta direto do palco do Theatro Municipal de Niterói, o show “As Canções da Minha Madrinha Elizeth Cardoso”, uma das maiores intérpretes da música brasileira. O público poderá acompanhar a apresentação através do Facebook do espaço. Às 20h no Facebook: facebook.com/ theatromunicipaldeniteroi


Sábado (17): Ainda em comemoração ao Dia das Crianças, a trupe do Violúdico promete encantar a criançada nas redes da Sala Nelson Pereira dos Santos.

Com foco na musicalização e socialização infantil, o grupo propõe atividades musicadas para criar um ambiente totalmente (vio)lúdico. Todo trabalho é acompanhado por um músico e um arte-educador, cantando ao vivo de forma acústica, canções infantis que dão sentido a atividades como manipulação de brinquedos de madeira, materiais cotidianos que se transformam, atividades de artes plásticas, palhaçaria e contação de histórias. Às 17h no facebook.com/salanelsonpereiradossantos

© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.