Niterói vai reabrir sete escolas da rede municipal nesta terça-feira

Primeiras unidades vão retomar aulas presenciais em algumas turmas no ensino híbrido; aos poucos Prefeitura vai ampliar

Escolas municipais de Niterói começam a reabrir. Divulgação

Depois de um ano e dois meses fechadas por causa da pandemia, as escolas da rede municipal de Niterói começarão a reabrir, retomando as aulas presenciais, a partir desta terça-feira (27). Inicialmente retomarão as aulas presenciais alunos de turmas específicas sete escolas da rede municipal.


- É a primeira fase do ensino híbrido na rede municipal - anunciou o Prefeito Axel Grael ao dar o que chamou de "boa notícia".


O formato semipresencial será adotado de forma gradual, começando com sete escolas nesta semana e mais sete unidades na próxima segunda-feira (3 de maio). Semanalmente outras escolas serão reabertas de acordo com a situação da pandemia no município. Seguindo os mesmos critérios, mais turmas poderão ser reabertas nas unidades que já estiverem funcionando.




Os diretores das escolas, assim como os profissionais de educação e os responsáveis dos alunos, foram informados com antecedência sobre o início do ensino híbrido. As salas foram sanitizadas e adequadas ao retorno com as demarcações de espaçamento, assim como a entrega de materiais de segurança de uso individual e coletivo.

A reabertura seguirá regras estabelecidas no Plano de Retomada das Aulas que prevê o distanciamento social, uso de máscara de proteção obrigatória, além de revezamento entre os estudantes. O retorno será de acordo com as especificidades de cada unidade, seguindo o plano local elaborado pelas escolas. As aulas presenciais terão duração reduzida, de três horas diárias, com no máximo 50% das salas ocupadas.


No Ensino Fundamental 1, as aulas presenciais ocorrerão em revezamento semanal, separado em dois grupos. Já na Educação Infantil, as crianças poderão ir para a escola todos os dias. No caso das unidades com tempo integral, os alunos serão divididos em grupos nos turnos da manhã ou da tarde.