Nossa Senhora da Conceição não terá festas em Niterói, mas orações pelas vítimas da Covid

Atualizado: 26 de Nov de 2020

Aniversário terá missa com presença controlada, sem fogos e comemorações: 'Não há clima para festa', diz o Prior Luiz Gonzaga

A tradicional festa da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Niterói, terá alterações neste ano por causa da Covid-19 e principalmente pelo recente aumento de casos na cidade. Em conversa exclusiva com o A Seguir, Niterói, o Prior Luiz Gonzaga revelou que os fogos tradicionais no romper da manhã estão cancelados pelo fato de "não haver clima" para soltá-los. Além disso, ele detalha quais foram as outras mudanças. - Não teremos a alvorada na parte da manhã esse ano. Vai ter o badalar dos sinos, com a Ave Maria sendo tocada por uns cinco minutos. Entre 7 e 8 horas vai entrar um grupo que vai higienizar a igreja, que estará fechada, para a abertura da Missa Solene das oito da manhã. E cada missa só poderá contar com no máximo 60 pessoas, sendo que a presença precisa ser previamente agendada. Ou seja, quem quiser ver o culto precisa entrar em contato conosco para colocar o nome numa lista - explica o Prior. Ele acrescenta que não serão montadas as tradicionais barracas de comida e nem será permitido se alimentar no local. As quentinhas serão vendidas exclusivamente no esquema "pague e leve".

Gonzaga também enfatiza que o número de celebrações dentro do templo também será reduzido e que cada participante de uma missa deverá usar uma pulseira de determinada cor para facilitar a identificação de quem vai assistir às missas previamente marcadas. Entre uma celebração e outra, a igreja será higienizada e as pulseiras serão distribuídas de acordo com os agendamentos prévios.

Outro item modificado foi a tradicional procissão da imagem de Nossa Senhora da Conceição, que este ano não vai acontecer. Ele explica que a imagem ficará exposta para quem quiser realizar alguma reza, que será organizada de forma a evitar aglomeração. - Nós entendemos que esse ano não é de festa. Então não terá queima de fogos, procissão e nem carreata. Soltar fogos às seis da manhã não é uma boa, pois não sabemos quem está ao nosso redor e que, porventura, tenha perdido um ente querido. Até por isso mesmo que a gente está chamando o evento como 'homenagem', e não 'festa'. Não há clima para isso-, conclui Gonzaga.

Ele pede que os fiéis tenham bom senso na hora de marcar presença nas missas. Por isso, sugere que pessoas com mais de 60 anos, e com doenças pré-existentes não compareçam à capela, mas assistam às missas pelo Facebook e YouTube. Além disso, quem não comparecer pode entrar em contato com as mídias da capela e enviar seus pedidos. O Prior destaca que todos serão anotados e postos aos pés da Imaculada no dia da homenagem. Quem quiser participar das celebrações e não faz parte do grupo de risco, pode marcar o agendamento pelo telefone (21) 2717-0154. Outras informações podem ser acessadas no site www.nsdaconceicaodeniteroi.com.br, ou pelo facebook.com/igrejansdaconceicaodeniteroi e o Instagram @igrejansconceicaodeniteroi A programação completa está logo abaixo Solene Novena 29/11 a 07/12/2020 Dia 05/12/2020 – Sábado 18:00h Missa – Padre José Marcelo M. Gomes Dia 06/12/2020 – Domingo 09:00h Missa – Padre José Marcelo M. Gomes 11:00h Missa – Padre José Marcelo M. Gomes 12:30h Almoço Pague e Leve Dia 07/12/2020 – Segunda-Feira 12:00h Missa – Padre José Marcelo M. Gomes Missa pela Cura e Libertação 18:00h Missa – Padre José Marcelo M. Gomes Coroação de Nossa Senhora Dia 08/12/2020 – Terça-Feira 08:00h Missa Solene – Padre Carmine Pascale 11:00h Missa – Padre Wallace Dahan dos Santos 14:00h Missa – Padre José Goretti Pio 16:00h Terço pela Saúde 18:00h Missa – Padre José Marcelo M. Gomes





© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.