Nota de Niterói no combate à Covid piora com aumento de internações

Cidade reforça medidas de proteção e vai fiscalizar aglomerações


Prefeitura vai retomar a sanitização das ruas


O relatório de monitoramento da Covid que a Prefeitura divulga, semanalmente, ainda não foi atualizado. No site, ainda aparece o índice de 6,3 registrado no relatório de 12 de novembro. Mas o Prefeito Rodrigo Neves adiantou que a nota da cidade piorou nos últimos dias, e hoje está em 7,38. Niterói está há quatro meses em Alerta Máximo Amarelo-2.


Leia também: Em meio à ameaça de segunda onda de Covid, veja os riscos em Niterói


O número é a síntese de 12 indicadores monitorados pela Prefeitura, entre eles o número de casos confirmados de Covid, mortes, internações e taxa de ocupação dos hospitais. O resultado determina o estágio de alerta em que a cidade se encontra. Entre 5 e 10, Niterói se encaixa no Alerta Máximo Amarelo- 2. Para melhorar, o índice precisa ficar abaixo de 5 pontos. O relatório com o detalhamento de cada situação pesquisada foi fechado nesta quinta-feira, 19, e deve ser publicado na segunda-feira apenas.


No depoimento por rede social, Rodrigo Neves alertou que a cidade registra um aumento de casos e internações, que teriam passado de 27% para 34%. Esta semana, os hospitais particulares (SINDHLESTE) informaram que a ocupação de leitos e UTIS já passa de 50% das vagas reservadas para pacientes com Covid. O Prefeito comentou que, com o aumento da doença em São Gonçalo, muitos pacientes da cidade vizinha procuram socorro em Niterói, especialmente, na rede privada.

-Niterói segue com um cenário de controle da pandemia e longe de uma segunda onda. Mas é importante ressaltar que a nossa cidade não é uma ilha no contexto da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O município vizinho de São Gonçalo decretou hoje (quinta-feira) medidas mais duras de restrição porque chegou a 100% de ocupação dos leitos da rede pública e privada. Então é fundamental que a população de Niterói siga atenta e fazendo a sua parte, respeitando os protocolos de higiene e distanciamento social - afirmou Rodrigo Neves.


Leia também: Texto de paciente que venceu a Covid em Niterói


Na transmissão pelo Facebook, o Prefeito anunciou que a cidade vai reforçar as medidas de proteção contra a Covid: vai retomar a sanitização das ruas, ampliar a distribuição de máscaras e retomar o uso do carro de som, para advertir os moradores sobre as regras sanitárias. A Prefeitura também quer ampliar a fiscalização dos protocolos sanitários no comércio, bares e restaurantes, para assegurar que as empresas estejam cuidando efetivamente do controle de lotação, medição de temperatura, uso de máscaras, distanciamento e disponibilização de álcool em gel.


Leia ainda: Saiba onde procurar ajuda em Niterói em caso de Covid




728x90.gif

© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.