Novo Mercado Municipal de Niterói terá lojas de 8 a 140 metros quadrados

Atualizado: Ago 14

Interessados já podem se inscrever e vendas começam no dia 1 de setembro


Projeto do Novo Mercado Municipal de Niterói

O Prefeito Rodrigo Neves no lançamento comercial do Mercado Municipal. Foto:Reprodução de redes sociais


O Novo Mercado Municipal de Niterói terá lojas a partir de 8 metros quadrados e restaurantes de até 140 metros quadrados. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (13) em evento que reuniu a Prefeitura e o consórcio que vai administrar o mercado através de uma PPP (Parceria Público Privada). No térreo, haverá lojas de varejo, para venda de produtos como legumes, verduras, carnes, queijos. No mezanino, vai funcionar o centro de gastronomia, com restaurantes e cervejarias e cozinha experimental.


A presidente do consórcio, Sofia Avny, anunciou que haverá ainda um mercado de flores e “um bom estacionamento”. O Novo Mercado fica na Avenida Feliciano Sodré, no Centro. Inclui, além do prédio que foi inaugurado em 1940 pelo presidente Getulio Vargas e já abrigou um mercado até a década de 1970, uma expansão.


O prédio principal, histórico, que está sendo retrofitado, terá dois andares, que funcionarão em horários diferentes. Porque o primeiro andar, de varejo, fechará mais cedo, enquanto os mezaninos, com restaurantes e polo cervejeiro, entrarão noite adentro.


As lojas serão alugadas, e os valores dos aluguéis dependerão do tamanho das lojas, em função do metro quadrado.


- O tamanho da loja vai atender as necessidades de cada lojista. Temos lojas de oito metros quadrados por quê? Porque muitas vezes, são produtores de produtos únicos, e a nossa viabilidade é feira em venda por metro quadrado do lojista. Queremos que o lojista ganhe - disse Sofia Avny, que não anunciou preços, mas disse que atuará para garantir que o Novo Mercado tenha um mix de produtos e possa atrair visitantes do mundo todo.


- O turista que visitar o Rio não deixará de também conhecer a Niterói para visitar o mercado.


No site do Novo Mercado Municipal de Niterói já há espaço disponível para os interessados se inscreverem e marcarem horário. Sofia informou que a partir de 1 de setembro vai começar a comercializar as lojas, atendendo no prédio da Associação Comercial.


A partir da segunda quinzena de setembro, disse ela, o atendimento passará a ser feito no prédio do Mercado Municipal, que tem previsão de inauguração no dia 22 de novembro, aniversário de Niterói.

- No ano em que eu nasci, em 1976, portanto há 40 anos, este mercado fechou, foi usado como depósito público e depois abandonado. E Niterói ficou sem o mercado. A revitalização de mercados municipais é uma tendência que atende à necessidade de espaços de convivência. Este projeto é marcante, porque resgata uma memória afetiva. É uma joia art decó. Do ponto de vista urbano, tem significado, porque o novo mercado, com concepção moderna, vai permitir a revitalização de uma região que ficou degradada durante muito tempo e nós já temos investidores previstos. E devolve a centralidade a Niterói, como a capital do interior do Estado do Rio de Janeiro e que vai permitir que o produtor tenha outra opção para comercializar seus produtos. Por isso tenho certeza que o novo mercado será um sucesso - afirmou o Prefeito Rodrigo Neves na solenidade.




728x90.gif

© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.