“O Abel irá fazer o que for preciso para que os alunos aprendam de forma segura”

Diretor diz acreditar que a “pandemia está longe de terminar” em Niterói



Prof. Dr. Irmão Jardelino Menegat

Colégio Abel, aulas só quando houver segurança. Foto: divulgação

Irmão Jardelino Menegat, diretor do Colégio La Salle Abel


Finalizamos o 1º semestre letivo deste ano tão atípico, e em meu nome e de toda a Direção do Colégio La Salle Abel, agradeço por tudo o que alcançamos. Temos consciência que não foi um semestre fácil, pois tivemos que nos reinventar, inovar em nosso modo de trabalhar, de ser e conviver.

Vivemos tempos difíceis, mas confiamos em Deus e seguimos com esperança de que as dificuldades do presente servirão para estreitar nossos laços de fraternidade na família e no trabalho. Esperamos sair bem desta pandemia e com novos aprendizados. O tempo de pandemia nos dá a oportunidade de conversarmos mais uns com os outros, vivendo um tempo de escuta e de realizar gestos de solidariedade.

Temos presente que a pandemia ainda está longe de terminar, embora medidas de flexibilização estejam acontecendo em nível local, regional, nacional e mundial. Ainda estamos presenciando um número elevado de novos casos e, infelizmente, de óbitos, em regiões do estado do Rio de Janeiro, como aquela à qual pertence o Município de Niterói, o que permite considerar que a pandemia segue ativa, e não sabemos até quanto.

Atentos às necessidades que podem surgir futuramente no que diz respeito ao retorno das aulas presenciais, criamos um Plano de Retorno às Aulas Presenciais que foi feito a partir de uma comissão formada por nosso corpo diretivo, equipe pedagógica, educadores administrativos, médicos, especialistas e pesquisadores da área da saúde, estudantes e responsáveis, além da troca de experiências com outras unidades da Rede La Salle no Brasil.

O Plano de Retorno está baseado em três eixos: segurança, aprendizagem e bem-estar. No que diz respeito à segurança e proteção, o colégio definiu tomar providências como higienização dos espaços durante o horário de funcionamento, antes de abrir, entre turnos e antes de fechar; a instalação de dispensers de álcool em gel em todos os espaços do colégio, inclusive nas salas de aula; triagem por profissionais da saúde que irão aferir a temperatura de alunos, funcionários e professores na entrada e na saída; a confecção de material de sinalização e orientação para alunos e funcionários instruindo-os a tomar todos os cuidados necessários; adaptação das estações de trabalho com a obrigatoriedade do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), de acordo com as orientações dos órgãos competentes.

Em relação à aprendizagem, nos preocupamos com os nossos alunos e pretendemos oferecer todo o amparo necessário para o estudo, seja ele híbrido ou presencial. Ainda aguardamos as deliberações necessárias e validações de órgãos competentes. Mas, com a certeza de que o colégio irá fazer o que for preciso para que todos os alunos aprendam de forma segura.

Nos atentamos ao bem-estar de alunos e funcionários desde o início da pandemia. Encontramos meios de estarmos juntos através de palestras motivacionais, onde todos têm espaço de fala, e podem estar mais conectados neste momento tão difícil. A proposta é continuar com as palestras formativas, respeitando o distanciamento social e todas as outras regras que evitam o contágio. Nossas missas e terços semanais passaram a serem transmitidas virtualmente fortalecendo o lado espiritual de todos que precisavam e sentiam a necessidade de estarem mais perto de Deus neste momento, no qual até as igrejas mantiveram-se fechadas.

Aproveito a oportunidade para reforçar que em nosso colégio, além de trabalhadores que somos, construímos laços de amizade, colaboração e preocupação uns pelos outros. Que sejamos amigos uns dos outros, cada um cuidando de si, dos demais e de todas as pessoas que amamos.

Reitero, em nome do colégio, nossos votos de admiração e nossa gratidão pela dedicação, cuidado, trabalho e missão desempenhada e faço votos para que Deus siga acompanhando e cuidando de cada um dos colaboradores do nosso colégio em tudo o que realizam na missão educativa e em sua vida.

Prof. Dr. Irmão Jardelino Menegat é diretor do Colégio La Salle Abel.



728x90.gif

© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.