Instituto Paraná mostra que tema vem antes de emprego, segurança e educação

Saúde é a maior preocupação do eleitor em 2020
A pandemia mudou as prioridades do eleitor nas eleições municipais. É o que revela uma pesquisa do instituto Paraná, realizada em todo o Brasil. A Saúde será o principal tema em debate, para 37,8% dos entrevistados, deixando para trás, com enorme distância, temas que já foram prioritários em outras eleições, como segurança, educação e transportes. O emprego, outra grande preocupação do momento, em todo país, aparece em segundo lugar, com 11,1% da preocupação do eleitor.
A análise de pesquisas sobre as preocupações do eleitor em eleições municipais, muitas vezes é distorcida pela dificuldade de discernimento entre o que é responsabilidade do município, o que cabe ao governo do estado, como é o caso da Segurança, e o que é da competência federal, como acontece com as políticas de emprego e renda em geral.
A experiência diante da ameaça do coronavírus, no entanto, faz o eleitor mirar na Saúde como principal assunto nestas eleições.A pesquisa ainda considera a pandemia como um item separado, mas neste caso o índice não passa de 2,2%. Temas como Transporte, segurança, infraestrutura, mobilidade urbana ficaram de lado depois de quase seis meses de quarentena e isolamento social.
Prioridades nos municípios
Saúde 37,8%
Emprego 11,1%
Educação 8,0%
Segurança 6,3%
Renda/economia 5,6%
Corrupção 4,3%
Gestão pública 3,4%
Transporte público 2,8%
Manutenção/conservação de ruas e calçadas 2,4%
Pandemia 2,2%
Infraestrutura 1,7%
Mobilidade urbana 1,7%
Direitos das minorias 1,2%
Área Social 1,1%
Outras citações 4,2%
Não sabe 5%
Nenhum 1,2%
Fonte: Paraná Pesquisas