Paulo Gustavo tem 'sinais discretos de interação', diz boletim médico

Comunicado tem outra boa notícia: há "evidências de melhora na função pulmonar" do ator, internado desde março com Covid


Por Gabriel Gontijo

Foto: Reprodução/Instagram


Internado desde 13 de março com Covid-19 no Copa Star, em Copacabana, o ator niteroiense Paulo Gustavo continua avançando na melhora da função pulmonar. Além disso, "em alguns momentos", ele consegue ter uma interação "discreta", mesmo estando sedado. A informação é do boletim médico desta segunda-feira (26).


Leia mais: Paulo Gustavo segue apresentando melhora e pode sair do ECMO na próxima semana


Ainda de acordo com o comunicado, a equipe médica descobriu uma "nova pneumonia bacteriana, que já está sendo eficientemente tratada". Além disso, existem " oscilações no estado geral, demandando reajustes nas medicações, na ventilação mecânica e na ECMO, o que ainda determina a vigilância constante da equipe multiprofissional".


O boletim salienta que há uma semana não surgem "complicações relevantes", o que é considerado positivo pela equipe médica que atende o humorista. O clima é de otimismo entre a família e amigos. Já profissionais de saúde são mais cautelosos, mas reconhecem que a atual situação do ator é melhor em comparação com o quadro clínico de duas semanas atrás.


Veja também: Paulo Gustavo apresenta 'pequenos progressos': pulmão do artista dá sinais de atividade autônoma


Na noite do último sábado (24), a atriz Tatá Werneck, amiga do humorista, respondeu a um comentário no Instagram de uma seguidora que perguntou sobre o estado de saúde do ator niteroiense. Ela contou que Paulo Gustavo estava "melhorando muito".


- O Paulo está melhorando muito, graças a Deus, a Jesus amado e aos médicos, obviamente. Obrigada pelas orações, gente. Está realmente chegando até ele - escreveu a apresentadora.


Próximos dias serão decisivos sobre uma possível retirada da ECMO


Segundo o comunicado médico, há momentos em que a ventilação e o uso da ECMO são reajustados. Mas, segundo apuração do A Seguir: Niterói, desde a semana passada que os pulmões do ator têm tido melhora progressiva, recuperando a atividade autônoma aos poucos. Além disso, já houve alguns testes nos quais o ator chegou a respirar em curtos períodos sem a ajuda do aparelho.


Caso a melhora continue progredindo, existe a possibilidade de o pulmão artificial ser retirado do ator em definitivo esta semana. Mas a equipe médica ainda avalia. Os próximos dias são considerados decisivos a respeito dessa possibilidade. Por enquanto, ele ainda continua com a ajuda do aparelho e com o estado de saúde considerado grave.