Encenado pela Companhia de Teatro Scuola di Cultura, um dos livros mais lidos no mundo ganha peça teatral com atores de Niterói
Por Livia Figueiredo

Matheus Signorelli como Peter e Giovanna Sassi como Anne Frank / Foto: Divulgação
Adaptada para tempos pandêmicos, a peça “Fragmentos do diário de Anne Frank”, uma encenação filmada seguindo o formato on-line, será exibida nesta segunda-feira (30), às 20h, no canal do Youtube da Scuola di Cultura. Essa será a primeira apresentação do projeto, que revela o sentimento e as angústias do tempo do holocausto. A historiadora Lúcia Cerrone, que foi crítica teatral no Jornal do Brasil, assina a direção da peça, que pode ser assistida pelo link: https://youtu.be/eI4gN3OcG40.
A ideia da peça surgiu a partir de um grupo de estudos criado com o objetivo de lapidar e entender os meandros do Diário de Anne Frank, que é narrado sob a perspectiva do olhar de uma menina de apenas 12 anos. Nas palavras de Anne Frank, viver no anexo revelou-se nessa expressão: “Há uma guerra lá fora e eu preciso vencer uma guerra aqui dentro.”
A produção foi feita pela Companhia de Teatro da Scuola di Cultura e conta com um seleto grupo de artistas de Niterói. Giovanna Sassi interpreta Anne Frank e Matheus Signorelli dá vida a Jener Peter, que compartilhou com Anne Frank o esconderijo na casa dos fundos de Amsterdã. Seu diário foi preservado e tornou-se um dos livros mais famosos e lidos do mundo. Otto Frank, pai de Anne e único membro familiar que conseguiu sair vivo do campo de concentração, realizou o desejo da jovem, editando o diário e concretizando, por fim, seu sonho de longa data.
Para Fabrizio Sassi, produtor executivo da companhia de teatro, a leitura do diário, em suas diversas versões, incentiva a não repetir os erros da história. Contemplado pelo Edital da Secretaria das Culturas de Niterói, há planos para a peça entrar em circuito no segundo semestre de 2021.