Pfizer anuncia imunizante com 90% de eficácia

Resultados ainda são preliminares; há outros 10 imunizantes em testes avançados


Mundo tem 11 vacinas contra a Covid em fase de testes avançados


A empresa americana Pfizer divulgou nesta segunda-feira (9) que sua vacina contra a Covid-19, desenvolvida em parceria com a farmacêutica alemã BioNTech, tem mais de 90% de eficácia contra a doença. A comprovação, segundo a Pfizer, foi feita em análise preliminar dos testes de fase 3. Embora os resultados sejam parciais e ainda não haja uma conclusão do ensaio clínico, o anúncio animou a comunidade científica mundial.


Leia também:


A vacina da Pfizer é uma das 11 que estão em produção e testes no mundo, já na fase mais avançada de estudos, a chamada fase 3. Mais de 43 mil participantes foram imunizados com a vacina, tendo ocorrido apenas 94 casos de Covid-19. O comitê científico que fez a análise preliminar da eficácia registrou também que as pessoas que receberam a vacina não tiveram efeitos adversos sérios.


O presidente da Pfizer, Albert Bourla, falou em “grande dia para a ciência e humanidade”.


-O primeiro compilado de resultados do nosso ensaio clínico de fase 3 para a vacina da Covid-19 indicou evidência inicial de que a nossa vacina previne contra a Covid-19 - disse ele no anúncio, segundo agências internacionais.


Segundo ele, a vacina será submetida a aprovação do FDA (órgão que regulamenta medicamentos nos Estados Unidos) para uso emergencial até o fim do mês. A Pfizer pretende produzir, ainda até o fim de 2020, 50 milhões de doses, mais do que dobrando este número no ano que vem.


© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.