Praia do Sossego fica mais perto de certificação internacional

Praia é a única candidata de Niterói ao Programa Bandeira Azul

Praia do Sossego. Reprodução


A Prefeitura de Niterói deu mais um passo para adequar a Praia do Sossego ao padrões internacionais de sustentabilidade. A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos publicou no Diário Oficial do município a contratação de uma empresa que fará coleta e análise das águas para um acompanhamento da balneabilidade no local. É mais um esforço para certificar o Sossego dentro do Programa Bandeira Azul Praias - Brasil.


Leia mais: Fundador da Fluminense FM cria rádio na web voltada para rock e blues


A empresa Lab Água Laboratório Ambiental vai entregar à Prefeitura 50 análises de amostras de água para acompanhamento das condições de balneabilidade. O Contrato no valor de R$ 11.680 foi assinado no último dia 5, segundo a publicação no Diário Oficial. O município, no entanto, ainda não informou como se será esse processo de análise da água.


A informação sobre a candidatura da Praia do Sossego ao Programa Bandeira Azul foi divulgada em dezembro, pelo Prefeito Axel Grael, antes mesmo da posse. Nas redes sociais, ele explicou que os critérios de atribuição da bandeira azul incluem diversos parâmetros em categorias como: qualidade da água, informação, educação ambiental, conservação do meio ambiente local, segurança, serviços e infraestruturas de apoio.


Veja também: Banda Tereza lança disco com integrantes 'solitariamente juntos'


- Estamos na fase de visita técnica para avaliação do local frente aos critérios necessários para a premiação. Nos últimos anos, avançamos muito na agenda de sustentabilidade. Nossa cidade tem mais de 50% do território protegido, foram plantadas mais de 75 mil mudas de árvores, tivemos avanço no saneamento, aumento de balneabilidade e vamos avançar cada vez mais.


Grael reforçou em sua publicação alguns critérios que deveriam ser atendidos para a praia ser qualificada como turismo sustentável e responsabilidade social. De acordo com o site oficial do prêmio, no Rio de Janeiro, além da Praia do Sossego, apenas a Praia do Forno, em Búzios, concorre ao prêmio.


© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.