Prefeitura de Niterói adia divulgação de dados detalhados de Covid

Problema técnico, segundo a Fundação de Saúde, impediram informações


Painel da Prefeitura sobre Covid não exibe dados sobre a doença na cidade, apenas taxas de isolamento e a presença do coronavírus na rede de esgoto


Apesar de o prefeito Rodrigo Neves ter determinado, nesta segunda-feira (6), que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) começasse a divulgar, a partir da terça (7), dados mais detalhados sobre a epidemia de Covid-19 em Niterói, os números não foram tornados públicos. Segundo informações da prefeitura, um problema técnico, pontual, impediu a divulgação dos dados, que só devem ser informados a partir desta quarta-feira (8).


Há cerca de dois meses a prefeitura deixou de publicar, no site do Sistema de Gestão de Informação (SIGeo), dados mais detalhados sobre a Covid, com as curvas de expansão da doença e o acompanhamento por semana epidemiológica, como se faz em todo o país. A medida anunciada pelo prefeito tornaria mais transparente a situação da pandemia na cidade e ajudaria a população a se orientar melhor. No painel sobre Covid no Sigeo, hoje, só aparecem dois gráficos, que pouco informam sobre a doença na cidade: o que indica a taxa de isolamento social e a análise de esgoto na cidade. O serviço oferece links para o painel do Ministério da Saúde e para a Universidade Johns Hopikins, que documenta a doença no mundo.


Sobre Niterói, a prefeitura divulga diariamente, em suas redes sociais, apenas os dados gerais sobre casos confirmados, números de mortos, de recuperados, de internados e de pacientes em isolamento domiciliar, além dos infectados por bairros. Faixa etária dos infectados e mortos, número de óbitos por bairros, data dos óbitos, nada disso foi publicado desde que o painel da SIGeo foi “desidratado”.


Os dados divulgados diariamente mostraram um aumento do número de mortes na semana passada. Mas, segundo a prefeitura, não seriam casos recentes, e sim casos antigos, somente agora confirmados e reportados. O Secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, explicou que a divulgação só é feita depois de os dados repassados por hospitais e demais unidades de saúde serem checados e confirmados pelo sistema de vigilância epidemiológica. Mas as mortes podem ter ocorrido muitos dias antes da confirmação.


Para esclarecer melhor os números, o Prefeito Rodrigo Neves determinou a divulgação dos dados detalhados, com as datas de sintoma e de notificação. A promessa era informar quando ocorreram de fato os óbitos por Covid e quando os pacientes comprovadamente infectados começaram a ter sintomas.


Com o problema técnico pontual no sistema da FMS nesta terça, a prefeitura diz que começará a divulgar então nesta quarta (8).


Pelo boletim, até esta terça-feira Niterói tinha 6.195 casos confirmados de Covid-19 e 414 pessoas em isolamento domiciliar. O número de mortes pelo coronavírus chegou a 226.

728x90.gif

© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.