Prefeitura de Niterói convoca para a vacina apenas pessoal da saúde e idosos em casas de repouso

Atualizado: Jan 19

A Prefeitura ainda não sabe quantas doses de vacina terá para o começo da campanha na quarta-feira



ATUALIZADA EM 19/01/2021: A confirmação da quantidade de doses distribuídas pelo Ministério da Saúde levou as prefeituras e restringir a Fase 1 do Plano de Imunização. As primeiras doses serão inteiramente destinadas a profissionais de saúde da linha de frente, idosos em casas de repouso e pessoas com deficiência em instituições. A vacina NÃO estará disponível em postos e unidades de saúde neste momento. Clique e saiba mais.



Tudo o que a Prefeitura de Niterói sabe sobre o início do Pano Nacional de Imunização cabe em dez linhas, diante da desorganização da operação do Ministério da Saúde, que ainda não definiu como será a distribuição das 6 milhões de doses disponíveis da Coronavac, a única em estoque no país, depois do fracasso do voo que deveria ter ido buscar na Índia 2 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford.


O texto publicado nas redes sociais do Município é sucinto:


"Atenção aos procedimentos da primeira etapa de vacinação contra a Covid-19

O planejamento de imunização de Niterói, que começará na próxima semana, terá em sua primeira fase a vacinação apenas de grupos prioritários. Os profissionais de saúde serão vacinados em suas unidades de trabalho. Os profissionais em consultórios serão vacinados nas unidades públicas de vacinação, das 9h às 17h, levando registro profissional. Os idosos moradores de instituições de longa permanência também serão vacinados. Os demais serão atendidos em uma próxima etapa, seguindo o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 do Governo Federal."


Niterói ainda não sabe quantas doses da vacina vai receber para iniciar a campanha. Os grupos definidos somam cerca de 20 mil pesssoas, segundo estimativas. A listagem dos grupos ainda não foi fornecida pela Secretaria de Saúde. A Prefeitura também publicou dois anúncios.