Profissionais de saúde cobram transparência da Prefeitura sobre vacinação

Atualizado: Jan 19

Secretaria de Saúde de Niterói não detalha estratégia, e profissionais autônomos ficam sem respostas sobre a imunização


Thaís Sousa

Vacincação foi antecipada. Divulgação


ATUALIZADA EM 19/01/2021: A confirmação da quantidade de doses distribuídas pelo Ministério da Saúde levou as prefeituras e restringir a Fase 1 do Plano de Imunização. As primeiras doses serão inteiramente destinadas a profissionais de saúde da linha de frente, idosos em casas de repouso e pessoas com deficiência em instituições. A vacina NÃO estará disponível em postos e unidades de saúde neste momento. Clique e saiba mais.


Na véspera da data prevista para início da campanha de vacinação em Niterói, profissionais da saúde tentam, em vão, obter respostas sobre a imunização de suas respectivas categorias. O problema maior está na falta de informações oficiais sobre as aplicações nos autônomos. De acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), eles fazem parte do grupo prioritário, mas nas redes oficiais da Prefeitura choveram dúvidas sobre os próximos passos para esses trabalhadores.


Leia mais: Vacinação é antecipada para por pressão de governadores


Profissionais usaram as redes sociais da própria Prefeitura para tentar obter esclarecimentos. Tratavam-se de fisioterapeutas, nutricionistas e profissionais das mais variadas categorias ligadas ao setor de saúde que não sabem até o momento se terão direito a vacina e como será organizada a aplicação.


"Prefeitura de Niterói, os profissionais de saúde q atendem em consultório poderão tomar a partir de amanhã nos postos?", perguntou a usuária da rede Daniele Marinho nos comentários de uma publicação oficial. Assim como ela, outros internautas questionaram detalhes, como Claudia Louzada. "Prefeitura de Niterói como os profissionais da saúde serão informados de quando e onde serão vacinados?". "Olá. Sou nutricionista e trabalho em clínica. Posso me vacinar no posto mesmo não sendo linha de frente?", perguntou o usuário Vitor Salles em outra Publicação.


Leia também: Veja como a Coronavac será distribuída entre os municípios do Rio


O A Seguir: Niterói também questionou a Prefeitura insistentemente sobre os detalhes da vacinação para profissionais de saúde autônomos. O município se limitou a informar que eles deverão procurar uma das 54 salas de vacinação já descriminadas pela Prefeitura munidos de documento de identificação e registro profissional. No entanto, não obtivemos nenhuma resposta sobre horários ou eventual necessidade de agendamento. A administração municipal também não especificou quais as categorias são consideradas prioritárias nessa primeira fase do Plano de Imunização.


Cidade seguirá o Plano Nacional de Imunização


Para dar início ao PNI, Niterói receberá 23.240 doses da vacina aprovada no domingo pela Anvisa para uso emergencial. A primeira etapa da vacina vai atender profissionais de Saúde e idosos em casas de repouso. A quantidade destinada à cidade garante a imunização e 11.620 pessoas, com a aplicação das duas doses necessárias.


A Prefeitura já informou que os residentes de casas de repouso e abrigos serão vacinados nas próprias instituições. Quanto aos profissionais de saúde que atuam em unidades de saúde públicas ou privadas serão imunizados nos respectivos locais de trabalho.


— É importante lembrar que nesse primeiro momento, pela nossa estratégia, a gente vai vacinar apenas os profissionais de saúde e os idosos nas instituições de longa permanência. Portanto, ainda não é o momento da população buscar as unidades de saúde para se vacinar — esclareceu, por nota, o Secretário municipal de Saúde Rodrigo Oliveira.