Quiosques reabrem e feiras livres voltam às ruas de Niterói

Atualizado: Set 9

Comerciantes não escondem alegria por retomar atividades depois de seis meses fechados por causa da pandemia de Covid


Por Suzana Moura

Olha o coco! Quiosques reabertos mudam o cenário na orla de Niterói



Após seis meses fechados por causa da pandemia de Covid-19, os 82 quiosques da orla de Niterói reabriram nesta terça-feira (8) com diversos protocolos de operação e segurança. Com horário de funcionamento reduzido, de 6h30m às 12h30m e 16h às 22h, os pontos de venda na orla precisarão cumprir regras como disponibilizar álcool em gel para o público e colaboradores, uso obrigatório de máscara de proteção facial e mesas organizadas com distanciamento de 1,5 metro.


Saiba mais: Velocidade de avanço da Covid-19 em Niterói surpreende, quando situação parecia estável


Também as feiras livres já têm autorização para funcionar desde esta terça (8), quando retomaram suas atividades. No primeiro dia de funcionamento, fiscais de posturas, da Secretaria Municipal de Ordem Pública, vistoriaram pela manhã as feiras de São Francisco e Piratininga. Ao longo do dia os quiosques da orla também foram fiscalizados. A Guarda Municipal deu apoio às ações e nenhuma irregularidade foi encontrada, segundo a Prefeitura.


Em Icaraí, a alegria de retornar não era apenas dos quiosqueiros. Ao longo de todo o calçadão pessoas que caminhavam cumprimentavam os quiosqueiros conhecidos e saudavam a volta deles. A Associação de Quiosques das Praias de Niterói, representada por Regina Abreu, contou que a espera foi de muita ansiedade e esperança.


- Estamos muito felizes de conseguir voltar ao trabalho de uma forma segura e respeitando todos os protocolos de segurança - disse.


Fiscais da Prefeitura vistoriam feira livre que voltou a funcionar nesta terça. Foto: Berg Silva/Divulgação


Quem também ficou animada com a volta ao trabalho foi a feirante Marcilene do Nascimento Telles Batista. Ela vende tapioca nas feiras de São Francisco às terças; do Vital Brazil, às quartas; e da Lopes Trovão, em Icaraí, aos sábados.  Ela conta que desde o início da pandemia teve problemas para vender e entregar seus produtos a poucos clientes e que agora espera recuperar sua fonte de renda.


- Passei por momentos difíceis e estou muito animada com esse retorno. Estou tomando muito cuidado com todas as medidas de segurança e orientado os clientes. Encomendei até plaquinhas com dicas de segurança para colocar na minha barraca. Sinto como se estive recomeçando do zero o meu empreendimento e espero conquistar novos clientes - disse Marcilene Batista.


Veja: Feriadão de sol teve taxa de isolamento em Niterói abaixo de 40%, uma das menores


Os quiosques estavam fechados desde março, quando foi decretado o isolamento social por causa da pandemia de Covid-19. A categoria foi incluída no programa Renda Ativa da Prefeitura de Niterói, com o auxílio de R$ 500, porém, a situação ainda era muito complicada.


- Sempre fizemos nosso trabalho com seriedade e responsabilidade e agora isso será intensificado. Contamos com o apoio dos clientes e frequentadores das praias para que possamos nos adequar da maneira correta - finaliza Regina.


Dentre as medidas de segurança básicas como uso de máscaras de proteção e disponibilização de álcool em gel estão:


- disponibilização de equipamentos de proteção individual -EPIs, aos colaboradores pelo empregador;


- disponibilização de um funcionário para organização a fim de evitar aglomeração nos momentos de chegada ao quiosque e acomodação nas mesas, bem como a organização de filas de espera;


- as calçadas deverão possuir marcação no chão para casos de fila de espera, garantindo distanciamento de 1,5m entre os clientes;


- não é permitida a venda no balcão;


- higienizar mesas, cadeiras e outros mobiliários, com álcool 70% e/ou preparações antissépticas ou sanitizantes de efeito similar, a cada troca de clientes;


- taxa de ocupação deve respeitar o limite de 50% do total ;


- proibido música ao vivo;


- horário de funcionamento no sinal Alerta Máxima (Amarelo nível 2) é de 6h30 às 12h30 e 16h às 22h;




728x90.gif

© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.