Redução de internações é a melhor notícia para Niterói; a menor do mês

Número mortes ainda aparece como "grave", em alerta Vermelho, e de novos casos como "altíssimo risco", sinal Roxo



Niterói volta ao estágio Amarelo 2 do Plano de Transição para o Novo Normal. Depois de um mês de medidas de emergência, o indicador que mede o risco da Covid na cidade caiu para 9,00. Desde o dia 22 de março, a cidade vinha em estágio Laranja, de Atenção Máxima. O indicador síntese chegou a 12,88 no início de abril. O isolamento mais rigoroso conteve a escalada da doença, e dia 15 de abril a Prefeitura começou a reabertura gradual de serviços como comércio de rua, shopping centers, academias e salões de beleza.


A informação sobre a volta ao estágio Amarelo 2 foi divulgada pelo Prefeito Axel Grael, na quinta-feira (29). Com isto, outras atividades que permaneciam com restrições serão retomadas na cidade.


- Nós implementamos medidas duras, mas necessárias, sempre dialogando com a população e diferentes setores. A queda no indicador síntese é resultado desses esforços, que foram muito importantes para evitar em nossa cidade uma crise como a que se viu em outros locais, onde pessoas morreram esperando atendimento nos hospitais - destacou.

Até o final da tarde desta sexta-feira (30), a Prefeitura não havia divulgado a planilha com os 12 indicadores que são monitorados na classificação de risco da cidade. Mas, de acordo com as informações disponíveis, é possível destacar que o resultado se deve, sobretudo, à queda das taxas de ocupação hospitalar. No relatório divulgado hoje pelo sindicato dos hospitais particulares, a ocupação dos leirtos caiu para 43% e a das UTIs reservadas para doentes de Covid também melhorou e está em 65%. No início de abril, pior momento deste píco da doença, os números eram 84% e 92% respectivamente.

Na rede do SUs, os dados são da Secretaria Estadual de Saúde e permanecem estáveis: a ocupação dos leitos é de 68% e das UTIs de 77%


Outros indicadores importantes para o acompanhamento da evolução da Covid não foram atualizados. No último relatório, o números de novos casos, 429, mantinha Niterói num estágio de Altíssimo Risco. As 40 mortes registradas, deixavam a cidade em estágio de risco Grave.


Os dados revelam que apesar da melhora, os indicadores não permitem à cidade relaxar. A subsecretária municipal de Saúde, Camilla Franco, ressaltou que só foi possível chegar ao nível 2 do plano de transição pela colaboração dos niteroienses.

“Por isso, pedimos a todos que continuem perseverando nos protocolos sanitários, com o distanciamento, o uso de máscaras, e intensificando a higiene. Também pedimos esse comprometimento dos diferentes setores", disse


Veja também: Niterói retorna à 'bandeira amarela' e autoriza bares e restaurantes até 24h, além de volta às aulas (aseguirniteroi.com.br)