Relembre outras ressacas que deram dor de cabeça a Niterói

Mar revolto causa espetáculos, atrai surfistas mas também destrói construções na orla ao longo dos anos


Por Amanda Ares e Livia Figueiredo

Registro da forte ressaca em 2011 na Praia das Flexas / Foto: Reprodução da internet


As imagens da forte ressaca que atingiu a orla de Icaraí, Praia das Flechas, Boa viagem e Gragoatá nesta quarta-feira (14) encantaram moradores e pessoas que passavam pelo local, além dos surfistas. O A Seguir: Niterói fez uma lista de outros episódios de grandes ressacas que marcaram a memória da cidade. Confira abaixo:


Leia mais: Ressaca com ondas de até 3 metros muda a paisagem da orla de Niterói


2020


A ressaca que atingiu o litoral da cidade chegou a produzir ondas de três metros na Praia de Piratininga e destruiu parte das estruturas de acesso ao calçadão. A força das ondas foi maior na área perto da Prainha, onde muitas pedras foram movidas.


Escadas que ligam o calçadão à areia, num nível mais abaixo, foram completamente destruídas pelas ondas. O lado oposto da praia, onde parte do calçadão foi interditada em 2016, também depois de ser atingido por uma ressaca, dessa vez não sofreu tanto a intensidade das ondas.


2016

Ressaca atinge Praia de Piratininga em 2016 / Foto: Reprodução da internet


O mar revolto já causou grandes danos ao calçadão de Piratininga, terminando de destruir o que uma outra forte tempestade causara cinco anos antes. O blog do então vice prefeito Axel Grael publicou diversas fotos do desmoronamento que ocorreu durante a madrugada do dia 28 de abril daquele ano. O trecho atingido foi interditado pela Defesa Civil, assim como dois quiosques, que corriam risco de desabar.


2011


A ressaca de 2011 teve muita repercussão pela grande quantidade de imagens que gerou. Com a popularização da internet móvel e dos smarthphones, diversas fotos e vídeos do avanço do mar sobre o asfalto e da altura das ondas mostraram diferentes ângulos daquele mar revolto.


Ressaca em 2011, na Praia de Icaraí, foi uma dos maiores em Niterói / Foto: Reprodução da Internet

Ressaca na Praia das Flexas /Foto: Reprodução da internet

Vídeo: Ediraldo Lourenço


1996

Foto: Amarante Gomes / Arquivo


Naquele ano, parte da orla de Piratininga foi arrancada pela forte ressaca, deixando o calçadão danificado em boa parte do trecho.


1892


O histórico é grande, e há esse registro do fim do século XIX, feito pelo pintor Pinto Bandeira de um mar agitado que também causou estragos na cidade em 1892.


Quadro de Pinto Bandeira / Reprodução fotográfica de autoria desconhecida