Retomada da vacinação mobiliza idosos em Niterói

Postos de imunização contra Covid-19 amanheceram com bom movimento para atender idosos de 84 anos


Nem o medo de agulha tirou a confiança de dona Lourdes na vacina


O posto de vacinação do Vital Brazil teve movimento desde cedo nesta segunda-feira (1/3). O calendário de vacinação da Prefeitura de Niterói, depois do recebimento de novas doses da vacina, prevê que até o fim da semana a cidade terá vacinado todo o grupo de idosos de mais de 80 anos. O G-80. Nesta segunda-feira (1) foram vacinados os idosos de 84 anos. Apesar da fila que se formou desde cedo, o atendimento foi rápido.

Movimento no Instituto Vital Brazil


Dona Lourdes estava ansiosa pela vacina para poder retomar as suas caminhadas na praia. Mas confessava, na fila, o medo da agulha:


- Eu vi na televisão, a agulha é muito grande - dizia ela.


Na hora da vacina, virou o rosto. Mas saiu aliviada, já pensando na segunda dose:


- Já está marcado, dia 31 de maio - disse, saindo com passos apressados. Tomou a Oxford/AstraZeneca, cuja segunda dose é aplicada depois de três meses.


No campus da UFF, fila de manhã


Quem foi se vacinar logo cedo no drive-thru da UFF, no Campus Gragoatá, se deparou com uma extensa fila de carros, que se formava por volta de 8 horas da manhã. É o que relatou Marly Avilez, moradora de Santa Rosa, de 84 anos, que optou por ir ao drive-thru pela questão da segurança, apesar de morar mais perto da Policlínica Sergio Arouca, no Vital Brazil.


Já preocupada com o cenário de aglomeração que teria que enfrentar, sua filha decidiu levá-la no drive-thru. A fila extensa era algo previsto. Marly chegou com sua filha antes das 8h e uma longa fila de carros já se formava. Ela demorou 1h30m para se vacinar, confirmando suas expectativas.


Apesar da espera, Marly elogiou os cuidados e a organização do drive-thru da UFF. Depois do caso da 'vacina de vento', atendentes agora fazem questão de mostrar todas as etapas do processo de imunização: a agulha sendo aberta, o frasco, a quantidade do imunizante colocado na seringa e ela vazia depois da aplicação. Marly disse que ficou muito emocionada e fez questão de pedir o nome da enfermeira.

Marly Avilez, 84 anos, se emociona ao tomar a primeira dose da vacina contra Covid-19 / Foto: Marise Avilez


- Não tenho nada para reclamar, fui muito bem tratada. Tudo estava muito organizado, mas gostaria que a segunda dose tivesse um intervalo menor para eu poder voltar a fazer minha ginástica e fazer minhas coisas. Antes de tomar a vacina, estava gelada, tensa. Não gosto de agulha, mas estava muito ansiosa. Depois que eu tomei a vacina, foi um alívio. Não estou com o braço doendo nem nada. A ansiedade passou na hora. Fiquei muito emocionada. Chorei com a mensagem da minha filha e com as fotos ao chegar em casa. Acho que a ficha finalmente caiu - afirmou.


Veja o calendário de vacinação dos idosos de 80 a 85 anos:


26/02: 85 anos

01/03: 84 anos

02/03: 83 anos

03/03: 82 anos

04/03: 81 anos

05/03: 80 anos


Saiba onde funcionam os postos de vacinação:

  • Policlínica Sérgio Arouca - Rua Vital Brasil Filho, s/nº - Vital Brazil.

  • Policlínica do Barreto - Rua Presidente Craveiro Lopes, 726 – Barreto.

  • Policlínica e Itaipu - Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.

  • Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva - Avenida Jansen de Melo, s/nº - São Lourenço.

  • Policlínica do Fonseca - R. Desembargador Lima Castro, 238 - Fonseca

  • Policlínica de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111 – Piratininga.

  • Policlínica da Engenhoca

  • Drive-thru da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Campus Gragoatá - Rua Alexandre Moura, 8 - São Domingos. O posto estará aberto das 8h às 17h e terá capacidade para atender oito veículos por vez.